Avançar para o conteúdo principal

Recortes & Go #4 - Aquele sobre Mindfulness



Andava eu a navegar à volta de blogs sobre vida saudável e bem estar e acabei por "tropeçar" inúmeras vezes no conceito de Mindfulness. 

Já este ano tive a oportunidade de ter uma sessão de coaching sobre o tema e fiquei impressionada - e querem saber porquê? Precisamente porque, nos dias de hoje perdemos a capacidade de ESTAR: mais do que a presença física, o estar completo, o foco no momento que está a correr, no que estamos a fazer, nas pessoas que estão connosco naquela hora, naquele momento.


E como voltar a essa essência num mundo é que é tudo tão rápido, tão imediato, tão descartável? É uma empreitada e tanto! :) mas que se vai conseguindo, isso vai! Eu tenho algumas técnicas que vou aplicando sobretudo no trabalho e os resultados são impressionante mas hoje, trago-vos um recorte do blog da Meek Sleep que vos dá um guia para 19 dias no caminho do Midfulness. E mais, mostra-vos mais duas revistas catitas, para juntar à lista das que falamos há uns tempos: a Flow e a Calm.

Enjoy it!



"19 Days of Mindfulness é um guia prático para o dia-a-dia (..)

Mindfulness, ou atenção plena, é um treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. Embora seja uma técnica milenar, a sua introdução na sociedade ocidental deve-se a Jon Kabat-Zinn, um doutorado em Biologia Molecular pelo MIT, que num retiro percebeu o potencial da meditação como ferramenta de gestão de stress.

O mindfulness pode ser posto em prática com a meditação e no dia-a-dia, quando experimentamos o «estar presente», desligando o piloto automático e prestando atenção plena ao que estamos a fazer e sentir – e passa também por tentar sentir o máximo de emoções positivas possíveis. Em situações de stress o objectivo é tentar acalmar-nos e não cedermos a emoções negativas como a frustração ou a angústia.

Flow: 19 Days of Mindfulness aborda o potencial de mindfulness presente em actividades criativas, como escrever, brincar com papel, colorir ou estampar, e como acalmar a mente é uma forma de abrir caminho a novas ideias. (...)

Esta edição especial, repleta de ilustrações e fotografias maravilhosas, começa logo com um conselho: pensa menos, faz mais. (...) O primeiro dia é, por isso, para reflectir acerca da importância de vivermos o momento e de como o podemos fazer melhor. Como é óbvio, o destaque dado à meditação é enorme, sobretudo quando criativos como o David Lynch e a Yoko Ono a praticam. Por isso, o que seria melhor no segundo dia do que exercícios para nos ajudar? (...)

Esperam-nos 19 dias de inspiração: nos outros, na escrita, nos materiais (em objectos de que gostamos muito), no prazer de brincar com papel ou de ler devagar e apreciar as páginas a passar lentamente, num projecto fotográfico que nos incentiva a treinar o olhar ou na serenidade que se pode obter enquanto se cozinha."

O artigo completo pode ser lido aqui: http://www.meeksheep.com/flow-19-dias-mindfulness/

Ficaram curiosos? Então corram a comprar a Flow e comecem o desafio! Ou procurem incorporar nos vossos dias um bocadinho destas coisas: escrever, ler, desenhar, tocar um instrumento, cozinhar... mas sem obrigação! Apenas pelo prazer. E façam-no d_e_v_a_g_a_r_i_n_h_o!


#GoRitaGo
#RecortesAndGo
#Mindfulness

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.