Avançar para o conteúdo principal

Recortes & Go #4 - Aquele sobre Mindfulness



Andava eu a navegar à volta de blogs sobre vida saudável e bem estar e acabei por "tropeçar" inúmeras vezes no conceito de Mindfulness. 

Já este ano tive a oportunidade de ter uma sessão de coaching sobre o tema e fiquei impressionada - e querem saber porquê? Precisamente porque, nos dias de hoje perdemos a capacidade de ESTAR: mais do que a presença física, o estar completo, o foco no momento que está a correr, no que estamos a fazer, nas pessoas que estão connosco naquela hora, naquele momento.


E como voltar a essa essência num mundo é que é tudo tão rápido, tão imediato, tão descartável? É uma empreitada e tanto! :) mas que se vai conseguindo, isso vai! Eu tenho algumas técnicas que vou aplicando sobretudo no trabalho e os resultados são impressionante mas hoje, trago-vos um recorte do blog da Meek Sleep que vos dá um guia para 19 dias no caminho do Midfulness. E mais, mostra-vos mais duas revistas catitas, para juntar à lista das que falamos há uns tempos: a Flow e a Calm.

Enjoy it!



"19 Days of Mindfulness é um guia prático para o dia-a-dia (..)

Mindfulness, ou atenção plena, é um treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. Embora seja uma técnica milenar, a sua introdução na sociedade ocidental deve-se a Jon Kabat-Zinn, um doutorado em Biologia Molecular pelo MIT, que num retiro percebeu o potencial da meditação como ferramenta de gestão de stress.

O mindfulness pode ser posto em prática com a meditação e no dia-a-dia, quando experimentamos o «estar presente», desligando o piloto automático e prestando atenção plena ao que estamos a fazer e sentir – e passa também por tentar sentir o máximo de emoções positivas possíveis. Em situações de stress o objectivo é tentar acalmar-nos e não cedermos a emoções negativas como a frustração ou a angústia.

Flow: 19 Days of Mindfulness aborda o potencial de mindfulness presente em actividades criativas, como escrever, brincar com papel, colorir ou estampar, e como acalmar a mente é uma forma de abrir caminho a novas ideias. (...)

Esta edição especial, repleta de ilustrações e fotografias maravilhosas, começa logo com um conselho: pensa menos, faz mais. (...) O primeiro dia é, por isso, para reflectir acerca da importância de vivermos o momento e de como o podemos fazer melhor. Como é óbvio, o destaque dado à meditação é enorme, sobretudo quando criativos como o David Lynch e a Yoko Ono a praticam. Por isso, o que seria melhor no segundo dia do que exercícios para nos ajudar? (...)

Esperam-nos 19 dias de inspiração: nos outros, na escrita, nos materiais (em objectos de que gostamos muito), no prazer de brincar com papel ou de ler devagar e apreciar as páginas a passar lentamente, num projecto fotográfico que nos incentiva a treinar o olhar ou na serenidade que se pode obter enquanto se cozinha."

O artigo completo pode ser lido aqui: http://www.meeksheep.com/flow-19-dias-mindfulness/

Ficaram curiosos? Então corram a comprar a Flow e comecem o desafio! Ou procurem incorporar nos vossos dias um bocadinho destas coisas: escrever, ler, desenhar, tocar um instrumento, cozinhar... mas sem obrigação! Apenas pelo prazer. E façam-no d_e_v_a_g_a_r_i_n_h_o!


#GoRitaGo
#RecortesAndGo
#Mindfulness

Comentários

Mensagens populares deste blogue

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar).
Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos:
"É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa. Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego.
Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o Le Gwenn Ha Du: os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.

InterGoView { Take 7 } - A Kate e a sua Wandering Life

Chegamos a Março e a Primavera começa a chegar de mansinho... E o que liga melhor com bom tempo, dias mais compridos, sol e céu azul? Ah pois é! Passeios! 
Por isso mesmo, para a entrevista deste mês desafiei a Catarina Leonardo, autora do blog Wandering Life.
Venham daí também e descubram ideias para as vossas férias. Porque férias, são sempre uma boa inspiração, certo?