Avançar para o conteúdo principal

Chef Veggie! O melhor par do ano (ou de sempre?): Queijo & Vinho!



Tenho para mim que há vários critérios para se classificarem as "boas pessoas", mas há duas coisas que não podem falhar: têm de gostar de queijo! E têm de gostar de vinho!! Caso contrário, desconfiem.... :) 

Agora a sério, pode haver melhor do que o conforto de uma sala quentinha, a lareira acesa, uma mesa cheia de amigos e uma noite caseira de tapas? Eu cá acho que não! 


E é em homenagem a esse cenário que sai a receita do mês de Novembro: queijo brie no forno, com frutos secos e vinho do Porto. 

Ingredientes:

- Queijo brie
- Vinho do Porto 
- Tâmaras secas (ou alperces, ou figos!! com figos fica ótimo também)
- Uvas passas (ou sultanas, depende do que gostarem mais)
- Pinhões (ou amêndoas laminadas, ou miolo de noz grosseiramente esmagado, ou pistaches)
- Açucar (idealmente mascavado)
- Pimenta
- Pau de canela
- Azeite
- Anis (a estrelinha que dá o toque "sharaaaam" à receita)


Preparação:

Começamos pela magia: colocar num tacho o vinho do Porto (cerca de 1 chávena), o açúcar mascavado (4 a 5 colheres de sopa), as tâmaras descaroçadas e cortadas a meio (ou alperces secos, ou os figos), as uvas passas (ou sultanas), a canela em pau, a estrela de anis e temperar com pimenta. Misturar bem tudo e depois levar ao lume até ferver.

De seguida preparamos o queijo para receber esta mistura dos deuses: cortamos a parte de cima (casca), fazemos uns golpes cruzados e vamos introduzindo os pinhões (ou as amêndoas, ou o miolo de noz, ou os pistaches). 

Quando esta operação estiver concluida, passamos o queijo para um prato de barro (ou outro material, desde que sirva para ir ao forno e seja fundo) untado com azeite. Et voilá: é agora que tudo acontece - regamos o queijo com o preparado até ficar com uma boa camada da fruta por cima, colocamos mais alguns pinhões e deixamos o forno fazer o resto (cerca de 15 minutos).

Depois, encantem-se com o cheirinho desta maravilha e acompanhem com um pãozinho do bom, umas tostas ou uns grissinis. 

Vale tudo, até lamber os dedos no final!

Receita original em Prato do Dia (24 Kitchen)

#GoRitaGo
#Veggie 

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.