Avançar para o conteúdo principal

Chef Veggie! O melhor par do ano (ou de sempre?): Queijo & Vinho!



Tenho para mim que há vários critérios para se classificarem as "boas pessoas", mas há duas coisas que não podem falhar: têm de gostar de queijo! E têm de gostar de vinho!! Caso contrário, desconfiem.... :) 

Agora a sério, pode haver melhor do que o conforto de uma sala quentinha, a lareira acesa, uma mesa cheia de amigos e uma noite caseira de tapas? Eu cá acho que não! 


E é em homenagem a esse cenário que sai a receita do mês de Novembro: queijo brie no forno, com frutos secos e vinho do Porto. 

Ingredientes:

- Queijo brie
- Vinho do Porto 
- Tâmaras secas (ou alperces, ou figos!! com figos fica ótimo também)
- Uvas passas (ou sultanas, depende do que gostarem mais)
- Pinhões (ou amêndoas laminadas, ou miolo de noz grosseiramente esmagado, ou pistaches)
- Açucar (idealmente mascavado)
- Pimenta
- Pau de canela
- Azeite
- Anis (a estrelinha que dá o toque "sharaaaam" à receita)


Preparação:

Começamos pela magia: colocar num tacho o vinho do Porto (cerca de 1 chávena), o açúcar mascavado (4 a 5 colheres de sopa), as tâmaras descaroçadas e cortadas a meio (ou alperces secos, ou os figos), as uvas passas (ou sultanas), a canela em pau, a estrela de anis e temperar com pimenta. Misturar bem tudo e depois levar ao lume até ferver.

De seguida preparamos o queijo para receber esta mistura dos deuses: cortamos a parte de cima (casca), fazemos uns golpes cruzados e vamos introduzindo os pinhões (ou as amêndoas, ou o miolo de noz, ou os pistaches). 

Quando esta operação estiver concluida, passamos o queijo para um prato de barro (ou outro material, desde que sirva para ir ao forno e seja fundo) untado com azeite. Et voilá: é agora que tudo acontece - regamos o queijo com o preparado até ficar com uma boa camada da fruta por cima, colocamos mais alguns pinhões e deixamos o forno fazer o resto (cerca de 15 minutos).

Depois, encantem-se com o cheirinho desta maravilha e acompanhem com um pãozinho do bom, umas tostas ou uns grissinis. 

Vale tudo, até lamber os dedos no final!

Receita original em Prato do Dia (24 Kitchen)

#GoRitaGo
#Veggie 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar).
Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos:
"É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa. Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego.
Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o Le Gwenn Ha Du: os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.

InterGoView { Take 7 } - A Kate e a sua Wandering Life

Chegamos a Março e a Primavera começa a chegar de mansinho... E o que liga melhor com bom tempo, dias mais compridos, sol e céu azul? Ah pois é! Passeios! 
Por isso mesmo, para a entrevista deste mês desafiei a Catarina Leonardo, autora do blog Wandering Life.
Venham daí também e descubram ideias para as vossas férias. Porque férias, são sempre uma boa inspiração, certo?