Avançar para o conteúdo principal

Recortes & Go #1 - Por um mundo de empatia



"Sabem aqueles dias em que não estamos bem ou quando analisamos a nossa vida e percebemos que as coisas não estão nem próximo do que gostariamos? Ou, ainda, quando acontece algo que nos tira o chão e nos deixa sem rumo? 

Nesses momentos a tristeza é inevitável, assim como, o sentimento de impotência perante a vida, de tal maneira que a chama que nos mantêm firmes enfraquece. Precisamos, então, de pessoas capazes de se colocarem no nosso lugar e, de algum modo, sentirem a nossa dor. Ou seja, precisamos da empatia dos que nos cercam para que percebamos que não estamos sozinhos e que por mais dolorosa que seja a caminhada, chegaremos ao final.


Numa sociedade tão individualista e egoísta como a nossa, torna-se extremamente difícil encontrar pessoas empáticas. Cada um pensa na sua satisfação pessoal e na resolução dos problemas que unicamente o incomodam, de forma que não há um olhar contemplativo em relação ao todo, para que possamos perceber que a vida não se circunscreve apenas a nossa existência e que as outras pessoas também têm problemas e dores - já que são seres humanos tal como nós.

Dessa forma, para que se possa ter empatia, antes é necessário fugir do senso comum, que prega apenas valores individualistas virados para o próprio umbigo. Noutras palavras: jamais conseguiremos desenvolver empatia se o nosso mundo se circunscrever somente a nós.





No entanto, numa sociedade em que o egoísmo predomina, é difícil encontrar pessoas que realmente possuam essa capacidade de se colocar no lugar do outro. Pessoas que vão além da simpatia, que é importante, mas não supre de modo algum a falta da empatia. 
Quando estamos tristes não precisamos apenas de alguém que só saiba contar piadas e nos convide para sair. Precisamos de alguém que entenda a nossa dor, que respeite o nosso luto e que demonstre que apesar de incómoda, aquela é uma situação que faz parte da vida e que devemos enfrentá-la por mais difícil que seja.

Precisamos de pessoas que sejam capazes também de mostrar a suas feridas, revelar os seus medos e confessar as suas fraquezas, para que percebamos que não somos os únicos que choramos e que às vezes temos vontade de desistir. Não se trata de provocar “felicidade” em função de uma tristeza alheia, mas de demonstrar a humanidade que há em nós, que faz coisas belas e grandiosas e também tem fraquezas, dores e angústias.

Assim, ter empatia é ter o coração aberto a outra vida que precisa de nós naquele momento. É saber que naquele lugar poderia ser eu, tu ou qualquer um. É ter a sensibilidade para perceber que não é porque uma determinada situação não nos envolve, que não é porque algo não aperta no nosso peito, que o outro não pode sentir o seu peito esmagado.

Ter empatia é entender que as pessoas são diferentes, sofrem por coisas diferentes, reagem às situações internas e externas de modo diferente, mas que, acima de tudo, são seres humanos que apesar das divergências fazem uma mesma coisa: sentem. Pois como diz Kundera:

"Não existe nada mais pesado que a compaixão. Mesmo nossa própria dor não é tão pesada quanto a dor co-sentida com outro, por outro, no lugar de outro, multiplicada pela imaginação, prolongada por centenas de ecos.""

Texto adaptado de Obvious

Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

#GoRitaGo
#Recortes

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.