Avançar para o conteúdo principal

Go.Veggie.Go: E sai um couscous vegetariano pronto em...1...2...3!





Tínhamos combinado uma receita veggie por mês não tínhamos?

O prometido é devido e vou tentar mesmoooo não falhar porque sei que é uma das rubricas preferidas de muitos seguidores e um dos temas sobre os quais recebo mais mensagens e pedidos.

Hoje trago uma sugestão super fácil, para não haver desculpas naqueles dias atarefados em que parece que não há tempo para mais nada e já nos imaginamos a comer uma tosta ao jantar, enterrados no sofá e exaustos: nem pensar! 

As horas de refeição devem ser horas de prazer e descanso. 
Por isso cá fica a receita para um couscous de legumes que é um mimo!


Receita para 4 pessoas


Ingredientes


- 240 g de couscous (eu uso o Milaneza, já experimentei outros, mas este é um daqueles produtos em que não consigo abdicar da marca. Sai sempre super bem o da Milaneza e tem um sabor e uma textura incomparávelmente melhores).
- cogumelos
- 1 courgette
- 1 beringela
- 2 cenouras
- 1 pimento vermelho
- 1 raminho de hortelã
- sal e pimenta a gosto
- azeite

Preparação


Primeiro tratamos dos legumes: a cenoura, a courgette, a beringela o pimento vermelho e os cogumelos. Tudo lavadinho e coitadinho em cubos, o mais possível, do mesmo tamanho (isto para os perfeccionistas, como eu!)

A cenoura e a beringela precisam de uma cozedura breve, para poderem depois ser salteadas em conjunto com os restantes legumes.

No segundo passo, preparamos o couscous: água a ferver, com o sal e a hortelã.
Depois de fervida a água, passamos para um recipiente largo (tem de ter espaço porque o couscous cresce bastante) e misturamos com o couscous, colocamos um fiozinho de azeite e deixamos repousar uns minutos (cerca de 5 deverão ser suficientes).

No wok, regado com azeite, salteamos agora todos os legumes: os cogumelos, a courgette, a cenoura e a beringela. Temperamos a gosto e deixamos "fritar" até ficarem com aquele ar douradinho, brilhante e apetitoso.

Nesta fase, já temos todas as condições para finalizar o prato, basta recuperar o recipiente com o couscous e mexer com um garfo de madeira para soltar os grãos, transferir o coruscous para uma taça bonita para servir, juntar os legumes salteados e misturar bem.

Para o toque de chef: mais um fiozinho de azeite e umas quantas folhas de hortelã a enfeitar.

Pode funcionar como prato principal ou acompanhamento para tofu grelhado (tofu diretamente no grelhador, regado com sumo de limão, sal, pimentão, cardomomo).

E pronto! 
Mais rápido e prático não poderia ser.

By the way, podem assistir ao video de preparação da receita na página do Youtube da Milaneza.


#GoRitaGo
#veggiefood
#blog

Comentários