Avançar para o conteúdo principal

Off & Go #5 - Hasta la Victoria Siempre! Havana, encantada!



De cada vez que se viaja há uma parte de nós que muda, que cresce, que evolui.

2016 foi o ano de Cuba, antes que o levantamento do embargo mude tudo por lá e o país deixe de ser aquilo que é hoje.

Foram 11 dias de descoberta, de mochila as costas, a coleccionar sorrisos e palavras doces.

Foi isto tudo que vos conto aqui e mais e, por isso, regressei encantada de ti, Cuba.



Episodio 1/5: Havana


O que dizer de Havana? A cidade que não desilude! As expectativas sobre a capital cubana eram altas e foram facilmente atingidas. 

Não é cliché dizer-se que estar em Havana é recuar no tempo: a cidade está como que congelada e perfeitamente inócua aos vícios do capitalismo. 



Os edifícios coloridos de estilo colonial dão a Havana um ar histórico e as ruas por onde circulam cadilacs e outras pérolas da mesma época fazem-nos sentir como se estivéssemos num filme. 

Além da côr e dos clássicos, Havana dá-nos calor; na temperatura e no trato do cubanos - que são simpáticos, sorridentes, prestáveis e uns verdadeiros Don Juans com as meninas - é típico despedirem-se de uma conversa simples com um "cuida-te corazón" e isso é estupendo!

De Havana vou guardar o Paseo de Prado, onde miúdos e adultos convivem, brincam, correm e fazem uma pausa ao final do dia. 

Vou ficar para sempre com o sentido de vontade e luta que está presente na Praça da Revolução, sobre o olhar atento dos murais de Che Guevara e Camilo Cienfuegos. 



Vou querer lembrar-me muitas vezes de tudo o que vimos enquanto caminhávamos por Havana Velha: as barbearias tradicionais, as roupas estendidas nas varandas, a fruta vendida cortada aos pedaços, as prateleiras vazias de muitas lojas de utilidades e até de farmácias - para saber dar valor à facilidade e abundância que nos dão a nós (europeus) acesso a tudo e que, infelizmente, demasiadas vezes damos como adquirido.

Havana é um retrato de todos os cubanos: a alegria de uma vida simples ao som do uma rumba quente.

Fiquem atentos aos próximos episódios, há muito mais para revelar sobre Santiago de Cuba, Trinidad, Cienfuegos e até Varadero. 

Vemo-nos por aí! 

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.