Avançar para o conteúdo principal

A magia da Flâneur






A propósito de lugares que nos enchem o coração, venho falar-Vos da Flâneur.

Sabem aquela memória de infância, do cheiro dos cadernos e dos livros acabadinhos de comprar? E de entrar numa livraria e ficar a percorrer com os dedos os livros todos alinhados nas estantes debaixo do sorriso solidário dos donos? E ouvir as nossas maes a pagar mais um conto da Sophia de Mello Breyner que nós não nos cansamos de pedir enquanto perguntava ao dono da livraria como ia a escola dos filhos e se aquele tio que vivia fora do país sempre vinha no Verão (se vier não se esqueça de avisar! Fazemos uma sardinhada e um arroz de tomate para todos que eles devem ter saudades da nossa comidinha!!)?



Fomos perdendo estes tesouros com as grandes superfícies a crescerem como cogumelos e a condenarem a um fim triste muitas das livrarias tradicionais que tínhamos nas nossas cidades. Como se a magia de ler com sentimento não fosse importante.

Felizmente, nos ultimos anos, tem-se sentido uma inversão deste processo e começamos a ver, outra vez, sitios que além de venderem livros, vendem livros com alma.



A Flâneur é, para mim, a mais bonita de todas as livrarias do Porto: tem a Cátia e o Arnaldo a receberem-nos sempre com um sorriso rasgado e uma palavra de simpatia, tratam-nos pelo nome sempre que lá chegamos, tem Brunch todos os sábados de manhã (que faz ainda ter mais vontade que o fim-de-semana chegue depressa), tem tertúlias e feiras do livro e workshops e uma esplanada maravilhosa para as tardes de Verão que estão a chegar.





E onde encontramos este lugar cheio de encanto? Em pleno centro do Porto, ali na Constituição! Não podia ser melhor!

Convido todos a conhecerem a Flâneur, os seus livros, cadernos feitos a mão, origamis, bonecos de pano e bolos de comer e chorar por mais.

O dificil, vai ser vir embora!

Depois contem-me como conseguiram :)

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.