Avançar para o conteúdo principal

Chef Veggie: French Toasts "à moda da Rita"



Olá gente bonita! Prometi e vou cumprir - estão de volta ao blog as receitas veggie, daquelas tipo 1, 2, 3 que eu gosto de coisas boas mas não sou de passar muito tempo na cozinha, pode ser? 

Então inspirada pelo pequeno almoço de hoje e como já tinha sido pedido por várias famílias, segue a minha receita de french toasts que são uma maravilha para começar o dia ou para um lanche bem docinho. Além disso, com isto, deixa de haver desperdício de pão aí por casa: estamos entendidos?

E assim como quem não quer a coisa, acabamos o fim-de-semana com um cheirinho a Paris e aquele sonho antigo que eu tenho de por lá viver uma temporada, comprar uma bicicleta e passar as manhãs de Sábado a comprar flores e baguetes.

FRENCH TOASTS À LA RITA

Ingredientes:

- Pão (pode ser o que tiverem por casa ou o que mais gostarem! eu normalmente compro sempre pão mais escuro, de cereais, e é esse que uso. Mas até com bijou podem fazer, saem bem boas na mesma!)

- Leite (eu uso leite de vaca, sou vegetariana mas não excluí o leite e derivados da minha alimentação... nunca testei a receita com outras bebidas: leite de amêndoa, leite de soja... é uma questão de arriscarem!)

- Ovos

- Açúcar amarelo

- Canela (em pau e em pó)

- Mel

- Azeite


Preparação:

Começamos por fatiar o pão, idealmente não queremos fatias muito finas porque dependendo do tipo de pão, pode ficar mais difícil cozinhar as french toats e há tendência para ficarem vá, assim pró alagadas :)

De seguida batemos o ovo num prato fundo e noutro colocamos o leite, o pau de canela e mel a gosto: o mel funciona super bem para adoçar (podem depois cortar no açúcar, e é super saudável e nutritivo) e além disso ajuda a dar uma côr ainda mais bonita às torradas.

Depois de deixar repousar um pouco o leite com estes ingredientes começamos o processo:

- passar as fatias de pão no leite: demorem-se o tempo que for preciso, de um lado e do outro, deixem-nas absorver bem o líquido - a coisa mais "sem piada" é comer uma destas fatias ainda seca no meio....

- a seguir passar no ovo, de um lado e do outro, sem esquecer as bordas do pão

- finalmente colocar numa frigideira com azeite a temperatura média: eu coloco pouquíssimo azeite, basicamente é para cozinhar o exterior da torrada e dar-lhe aquele tom amarelinho delicioso e deixar o pão quentinho por dentro. Cerca de 2 a 3 minutos de cada lado é suficiente, mas vão controlando de acordo com os vossos fogões oki?

Et voilá! Deixamos uns segundos num prato forrado a papel de cozinha para absorver o excesso de gordura e enquanto isso polvilhamos com o açúcar amarelo e muuuuuita canela!

Se gostarem (e quiserem) pode dar extras às vossas french toasts: mais uma colher de mel por cima, amêndoa laminada, nozes e passas, raspas de chocolate ou de côco ou até fruta ao natural: banana, morangos ou frutos vermelhos ficam super bem! E assim na maluqueira, com uma bola de gelado ao lado,  acabam de as converter numa sobremesa deliciosa!

Bon apetit chérries!

#GoRitaGo
#Veggie

Comentários