Avançar para o conteúdo principal

TedxPorto 2017: Foi disto que se falou!



Sobre o mote de "Verdade ou Consequência", alusivo ao dia do evento, o mítico 1 de Abril, o Tedx Porto deste ano aconteceu na Casa da Música e teve oradores de luxo!

Antes de passarmos para algumas notas sobre as "talks" queria só dizer-vos também que a organização foi irrepreensível, os coffe breaks bastante bem servidos e um almoço volante que funcionou lindamente face a arquitectura do espaço.

Para não falar das intervenções do Nilton, entre cada painel de oradores, que levaram toda a gente às lágrimas mais que uma vez.

Por alguma razão a equipa organizadora deste evento encheu a sala Suggia com 2000€ pessoas: estão mais do que de parabéns!

Mal podemos esperar pela próxima edição! 
E agora, as conversas:

Não vou dissecar todas as talks deste Tedx deixo-vos só o registo de alguns dos oradores, para que possam conhece-los e passar a acompanhar o que fazem e o que nos podem ensinar. Elegi três, acho que não vão ficar desiludidos:


- Pedro Santos Guerreiro (Diretor do Expresso)


Falou-nos de nós, Portugal. Da pseudo-crise que nos atribuiu rating de "lixo" e do que ela representou efetivamente. De como os outros países nos vêm e de como é importante e crucial, mantermo-nos autênticos e fieis à nossa marca. E que o boom de turismo que tanto tem feito pela nossa economia acontece por isso mesmo, porque quem nos procura, procura-nos pelas características inigualáveis dos portugueses: povo acolhedor e afável, boa gastronomia e bom vinho, um país com anos e anos de historia. E não porque falamos mais ou menos inglês e porque passamos a ter um sem numero de cafés e restaurantes decorados pelo ikea (e olhem que eu até gosto muito do ikea!)

O Pedro escreve semanalmente no expresso e tem uma forma simples de explicar as coisas pesadas e obscuras que as vezes são os assuntos na matéria de economia.

Podem ler no Expresso Online.


- Jacqueline McGlade (Diretora de Ciências do Ambiente das Nações Unidas)


Canadiana com origem britânica, Jacqueline McGlade é Diretora de Ciências do Ambiente das Nações Unidas (NU), onde também ocupa o cargo de Cientista Chefe.
Mas sabem o que é mais fantástico acerca da Jacqueline: é que ela é também uma anciã Masai e esposa de um chefe Masai, responsável por uma aldeia inteira. Sim, estamos mesmo a falar de uma tribo africana, a séria, algures no Quénia. 
Com tradições muito vincadas, nesta tribo de mais de 300 homens, mulheres e crianças Masai, a Jacqueline é considerada uma dos "seus" e é neste ambiente que o desafio começa: no que diz respeito à saúde e direitos das mulheres. 
Foi muito bonito de ver a forma como esta senhora conseguiu implementar algumas rotinas e novas formas de organização na tribo, incluindo até uma clínica que garante que as crianças são vacinadas, a saúde materna é acompanhada e a mutilação genital feminina é combatida todos os dias.

Curiosos sobre o trabalho da Jacqueline? Mais algumas ideias aqui.


Verónica Orvalho (Prof. na U. do Porto e investigadora no Instituto de Telecomunicações)


A "talk" da Verónica foi centrada no digital: que é um fenómeno incontornável nos nossos dias e será, certamente, um "mundo" em crescimento e para explorar cada vez mais. Mas como podemos usar estas ferramentas para mudar a vida de alguém? De facto podemos, e mais facilmente do que se possa pensar. 

Nascida na Argentina, aos 16 anos de idade Veronica foi viver para os EUA durante um ano com uma família de acolhimento e, desde então, tornou-se uma cidadã do mundo. Porém, a Patagónia é o lugar que mais a inspira e onde ela espera voltar um dia. E talvez por isso, e inspirada também na sua tia que lidera uma associação responsável pela construção de escolas em lugares remotos da Argentina, Verónica desenvolve também o seu trabalho no sentido de gerar confiança e empatia no mundo digital, com o objetivo audaz de ajudar a construir um mundo em que todos têm o direito à educação. E porque não, com professores virtuais (DIDIMO)? 

Começamos já a contagem decrescente para a próxima edição?
Let´s Go!

#GoRitaGo
#Tedx


Comentários