Avançar para o conteúdo principal

TedxPorto 2017: Foi disto que se falou!



Sobre o mote de "Verdade ou Consequência", alusivo ao dia do evento, o mítico 1 de Abril, o Tedx Porto deste ano aconteceu na Casa da Música e teve oradores de luxo!

Antes de passarmos para algumas notas sobre as "talks" queria só dizer-vos também que a organização foi irrepreensível, os coffe breaks bastante bem servidos e um almoço volante que funcionou lindamente face a arquitectura do espaço.

Para não falar das intervenções do Nilton, entre cada painel de oradores, que levaram toda a gente às lágrimas mais que uma vez.

Por alguma razão a equipa organizadora deste evento encheu a sala Suggia com 2000€ pessoas: estão mais do que de parabéns!

Mal podemos esperar pela próxima edição! 
E agora, as conversas:

Não vou dissecar todas as talks deste Tedx deixo-vos só o registo de alguns dos oradores, para que possam conhece-los e passar a acompanhar o que fazem e o que nos podem ensinar. Elegi três, acho que não vão ficar desiludidos:


- Pedro Santos Guerreiro (Diretor do Expresso)


Falou-nos de nós, Portugal. Da pseudo-crise que nos atribuiu rating de "lixo" e do que ela representou efetivamente. De como os outros países nos vêm e de como é importante e crucial, mantermo-nos autênticos e fieis à nossa marca. E que o boom de turismo que tanto tem feito pela nossa economia acontece por isso mesmo, porque quem nos procura, procura-nos pelas características inigualáveis dos portugueses: povo acolhedor e afável, boa gastronomia e bom vinho, um país com anos e anos de historia. E não porque falamos mais ou menos inglês e porque passamos a ter um sem numero de cafés e restaurantes decorados pelo ikea (e olhem que eu até gosto muito do ikea!)

O Pedro escreve semanalmente no expresso e tem uma forma simples de explicar as coisas pesadas e obscuras que as vezes são os assuntos na matéria de economia.

Podem ler no Expresso Online.


- Jacqueline McGlade (Diretora de Ciências do Ambiente das Nações Unidas)


Canadiana com origem britânica, Jacqueline McGlade é Diretora de Ciências do Ambiente das Nações Unidas (NU), onde também ocupa o cargo de Cientista Chefe.
Mas sabem o que é mais fantástico acerca da Jacqueline: é que ela é também uma anciã Masai e esposa de um chefe Masai, responsável por uma aldeia inteira. Sim, estamos mesmo a falar de uma tribo africana, a séria, algures no Quénia. 
Com tradições muito vincadas, nesta tribo de mais de 300 homens, mulheres e crianças Masai, a Jacqueline é considerada uma dos "seus" e é neste ambiente que o desafio começa: no que diz respeito à saúde e direitos das mulheres. 
Foi muito bonito de ver a forma como esta senhora conseguiu implementar algumas rotinas e novas formas de organização na tribo, incluindo até uma clínica que garante que as crianças são vacinadas, a saúde materna é acompanhada e a mutilação genital feminina é combatida todos os dias.

Curiosos sobre o trabalho da Jacqueline? Mais algumas ideias aqui.


Verónica Orvalho (Prof. na U. do Porto e investigadora no Instituto de Telecomunicações)


A "talk" da Verónica foi centrada no digital: que é um fenómeno incontornável nos nossos dias e será, certamente, um "mundo" em crescimento e para explorar cada vez mais. Mas como podemos usar estas ferramentas para mudar a vida de alguém? De facto podemos, e mais facilmente do que se possa pensar. 

Nascida na Argentina, aos 16 anos de idade Veronica foi viver para os EUA durante um ano com uma família de acolhimento e, desde então, tornou-se uma cidadã do mundo. Porém, a Patagónia é o lugar que mais a inspira e onde ela espera voltar um dia. E talvez por isso, e inspirada também na sua tia que lidera uma associação responsável pela construção de escolas em lugares remotos da Argentina, Verónica desenvolve também o seu trabalho no sentido de gerar confiança e empatia no mundo digital, com o objetivo audaz de ajudar a construir um mundo em que todos têm o direito à educação. E porque não, com professores virtuais (DIDIMO)? 

Começamos já a contagem decrescente para a próxima edição?
Let´s Go!

#GoRitaGo
#Tedx


Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.