Avançar para o conteúdo principal

InterGoView {Take 15} - Aquela com sabor a França, com a Emilie e o Tawfik da Chouquette



Quem passa por Cedofeita ou Miguel Bombarda, com certeza que já se deu conta de uma montra bonita de onde sai um cheirinho capaz de enfeitiçar os mais resistentes: é a Chouquette! Uma pastelaria francesa que convida a parar, sentar e deliciar com regalos que fazem bem aos olhos, à boca e ao coração.

Nesta entrevista nº 15 desafiei a Emilie a contar-nos um bocadinho sobre este projecto que divide com o Tawfik e a Márcia, nesta cidade linda que é o nosso Porto.
Espero que gostem! De uma coisa não tenho duvidas: aposto que vão fazer tudo para lá dar um saltinho nos próximos dias, seja para um pequeno-almoço reforçado ou para um lanche bem docinho. 






1 - Gosto sempre de começar estas entrevistas por desvendar um bocadinho das caras por trás dos projetos. Quem são os responsáveis pela Chouquette: falem-nos um bocadinho sobre vocês.

Somos Emilie e Tawfik, um casal francês, e a nossa cadela Marcia, temos uma pastelaria criativa francesa no bairro das artes. Eu sou a chef de pastelaria, apaixonada pelo meu trabalho e sempre com vontade de criar novos bolos. O meu namorado, Tawfik , é responsável pelo serviço e por criar as bebidas que acompanham na perfeição os nossos doces. Finalmente, a Márcia, que faz a recepção e o controle da qualidade das Chouquettes  :)  Antes de nos mudarmos para o Porto estivemos a viver em Paris e trabalhamos no restaurante "Bistronomique" no 16eme.





2 - Como surgiu a ideia de criarem o espaço e porquê no Porto? 

Eu sempre tive o sonho de abrir a minha própria pastelaria e de criar bolos à minha maneira e o Tawfik concordou em acompanhar-me nessa  aventura. Quando viemos ao Porto, em 2016,  para as nossas férias, apaixonamo-nos imediatamente pela cidade: é tão agradável, simpática e calma que decidimos mudar-nos alguns meses depois.

3 - Na Chouquette encontramos produtos tipicamente franceses que além de deliciosos são igualmente agradáveis à vista! Eu sei que é difícil escolher entre os "filhos preferidos" mas se tivessem de escolher 3 produtos que todos os que cá vêm deviam provar, quais seriam?

Na verdade não é muito difícil escolher os nossos preferidos, para mim, sem dúvida, é a tarte de limão: trabalhei a receita durante muitos anos e tenho a certeza de que a minha tarte de limão é perfeita. Para o Tawfik é o Paris-Brest, um dos doces mais típicos da pastelaria francesa: um choux com creme de avelã e amêndoa e um coração de praliné, é um bolo para os grandes gulosos. E por último acho que alguém que vem à Chouquette tem de provar, claro, as chouquettes: bolinhos de massa choux cobertos de açúcar. Para nós são como um regresso à infância porque, em França, eram o lanche que todas as mães compravam, depois da escola, na padaria local! Também aconselho que provem o doce da semana, é sempre diferente, de acordo com as nossas ideias, a estação, ou a nossa inspiração no momento.







4 - Como imaginam o futuro da Chouquette? Que planos e desafios têm no horizonte?

No futuro gostaríamos muito de ter um espaço maior, com um jardim, trabalhar em parceria com artesãos e artistas da cidade, talvez organizar eventos, ter um lado "epicerie fine", etc... Temos muitas ideias diferentes para fazer crescer  a Choquette... queremos fazer tantas coisas que pode ser um pouco complicado escolher :)  mas a maior motivação continua a ser a vontade de deliciar os gulosos e fazer sorrir com um bolo!  




5 - Para todos os que ficarem rendidos às vossas iguarias, além de poderem vir cá provar, também aceitam encomendas para festas? O que recomendam?

Claro que sim! Fazemos bolos grandes para poderem partilhar com a família ou amigos em qualquer oportunidade que exista para se reunirem à volta de uma sobremesa. De momento, este serviço, está disponível apenas por encomenda, através de mail, rede sociais ou na directamente na loja. Podemos fazer todos os tipos de bolos que vocês desejarem ou, em alternativa, também já temos um menu definido. O bolo que tem tido mais de sucesso é o "Todo Chocolate", composto por uma mousse de chocolate preto, ganache batida de chocolate de leite, bolo de chocolate e crocante de praliné. 







6 - A Márcia é a mascote oficial do vosso espaço: contem-nos como ela se juntou à "família" e qual a sua maior traquinice.

Nos temos a Márcia há um pouco mais de 3 anos. Era  um dos bebés da cadela dos meus pais e quando ficamos com ela era ainda uma cachorrinha. Tem muita personalidade e muuuuita energia no geral mas é tão linda que não podemos resistir! Ela recebe todos os clientes na Chouquette com muito som mas se vocês tiverem chouquettes na mesa... então torna-se a vossa melhora amiga!

7 - Sobre o Porto: já têm locais preferidos na cidade invicta? Em que é que os portugueses e os franceses são mais parecidos (e mais diferentes)?

Os espaços que existem na cidade foram uma das razões porque gostamos tanto do Porto. Há restaurantes, bares, jardins muitos simpáticos e agradáveis por aqui. Para comer gostamos do Época, do Namban Oporto Kitchen Café, do BOP, o Mercado do Bom Successo, e do Yoshi. Para beber, o Catraio, porque gostamos muito da boa carveja! E todos os parques, jardins e pequenas ruas da cidade para um passeio num Domingo relaxante. 

Os portugueses e os franceses gostam de comer boas refeições, beber um copo entre amigos, falar de tudo e de nada mas acho que são muito diferentes em geral: encontramos em Portugal muito mais simpatia e amizade do que em França, as pessoas são mais abertas para uma conversa e são mais calmas. É provavelmente a coisa que mais gosto mais aqui! 





E vocês gente bonita? Querem continuar esta conversa e saber mais sobre este cantinho de sabores? Então só têm de visitar a Chouquette, sentar, comer, e pôr a conversa em dia com a Emilie e o Tawfik (não se esqueçam do bolinho para a Márcia!).

#GoRitaGo
#InterGoView


Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.