Avançar para o conteúdo principal

Recortes & Go #10 - Aquele sobre estar bem, a não fazer nada: niksen!



A Finlândia, Noruega e Dinamarca são os países mais felizes, segundo o Relatório Mundial da Felicidade de 2018, elaborado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

O que faz a felicidade nos países nórdicos? Onde há mais frio, menos luz e pouco sol?

Neste relatório são considerados fatores como os níveis de compaixão, liberdade, generosidade e honestidade, o acesso à saúde, a competência das redes de segurança social e a boa governação.

Podemos então dizer que, mais do que fatores externos, como a geografia ou o clima, o indicador de felicidade depende sobretudo do estilo de vida. E quem já passou alguns dias por estes países não fica indiferente ao sentimento eclético de tranquilidade que por lá se vê: seja pelo número de bicicletas na rua, seja pelos horários de trabalho muito mais razoáveis, seja por aproveitarem o ar livre o ano todo, mesmo que o frio aperte! Não é incomum ver-se pais a levar os miúdos a escola em atrelados nas suas bicicletas mesmo com temperaturas negativas… nem miúdos a brincar nos parques feitos pinguins, encasacados até ao tutano!



E se assim é, não será de estranhar que esteja na moda e que se vejam multidões a seguir as filosofias nórdicas para a felicidade: depois do dinamarquês Hygge (assim uma espécie de aconchego com consciência e entre amigos) e do sueco Lagom (que remete para o equilíbrio em tudo na vida, diz que o segredo está na "medida certa", mesmo que tal signifique menos espontaneidade. É a sensatez a vir ao de cima)  aparece agora o conceito de Niksen, a tendência holandesa de não fazer nada e ser feliz!

Pode parecer um tanto ou quanto estranho ou até ridículo, mas não podia ser mais ajustado aos tempos desumanamente acelerados que vivemos: bombardeados com informação, distrações, notificações, novidades a cada milésimo de segundo.

Quantos de nós ainda sabem parar? Parar só. Não fazer nada. 



Confesso que até para mim, que já levo uns anos de Pilates e Meditação e que descobri recentemente o encanto do Yoga, é um conceito estranho e desconfortável de entranhar. Mas um dia destes dei-me conta de receber uma chamada para ir ao Palácio de Cristal passear (num daqueles eventos grátis cheios de coisas boas que começam a aparecer no Verão) e disse que não: estava espalmada no sofá, fim de tarde, sol a passar entre as folhas das árvores no jardim por trás de casa e filtrado pelas cortinas da minha janela, uma bossa nova a tocar e eu só ali em contemplação daquele cenário que parecia idílico – já estava a praticar o Niksen mesmo sem saber! 😊

Mas se para uns pode ser mais intuitivo, para outros pode causar estranheza, daí que a sugestão seja começar com baby steps, ouvir música é uma boa ajuda, ficar na varanda a olhar o que se passa na rua também pode ser um começo, regar as plantas demoradamente... coisas pequeninas que possam incluir no vosso dia a dia e que vos ajudem a criar uma rotina de “abrandar”, até chegar ao ponto em que sentar no sofá ou no jardim por 5 ou 10 minutos a fazer absolutamente nada (e com consciência disso) seja algo natural.

Há dois artigos recentes que vos podem contar mais sobre o conceito do Kiksen, um da Magg e outro da Time e sugerem até uma ajudazinha para começar os treinos: basta clicar aqui.

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.