Avançar para o conteúdo principal

Porto Secret Places & A estrela "Do Norte (Café)"




Foi num dia de Primavera chuvoso que conheci o Do Norte Café

Tudo começou com a rotina boa que criamos de, uma vez por mês, fazermos brunch num sitio novo (sitio esse que inclui também as nossas casas, de tempos a tempos).

São sempre momentos de partilha, gargalhada e barriga cheia e em que temos tido a sorte, ou o olho certeiro, de escolher sempre locais que têm tanto de bonito como de bom. 

Mas o Do Norte Café…. bem, é absolutamente fantástico! E veio distorcer todo o meu ranking de sítios preferidos para brunch porque com o seu jeito simples e cru de ser, roubou o 1º lugar dos lugares de eleição no Porto. Já vos conto porquê.

Quando se entra no Do Norte Café não se consegue ficar indiferente ao espaço. Há, entre a madeira pouco trabalhada, os móveis antigos e escuros, a sala única num open space que desagua num jardim interior, nos adereços de desportos de neve, na salamandra de ferro e nas almofadas e mantas grossas, um quê de essência da origem de tudo, das coisas simples, daquilo que sempre existiu, da vontade de fazer deste espaço casa. 



E se isto já foi um prazer para o coração (de aconchego e calma) a seguir chegou o brunch, para completar o festival dos sentidos. Pedi o Brunch do Norte, que é o mais ágil para quem, como eu, é vegetariano. E quando já me dispunha a abdicar do salmão que faz parte do menu, deram-me a opção de substitui-lo por tofu (hurray!) 😊 agora digam-me lá quantos sítios conhecem no Porto que tenham este cuidado e tipo de opção? Onde o tofu seja proteína do prato, da mesma forma natural e pragmática que é o salmão ou o bacon? 

O brunch vem empratado, sobre uma folha de papel (daquelas onde antigamente se embrulhava o pão), fez-me lembrar o que comi em Kreuzberg, Berlim, e é absolutamente divinal: salada com tomate cherry grelhado, cenouras assadas, ovos mexidos, abacate às fatias, queijo, compota, manteiga, tofu e três variedades de pão – uma delas, um pão redondo com sementes, foi seguramente o melhor que comi nos últimos meses! Acompanha também com uma bebida quente à escolha, café, infusão ou leite (ah! e o leite pode ser substituído por bebida vegetal, caso prefiram) e termina com iogurte natural com fruta da época (3 frutas diferentes, uma de cada côr, assim nos explicaram, num equilíbrio visual e de vitaminas ) coberto com mel.



Posso dizer-vos também que o resto do menu deixou uma vontade infinita de voltar em breve (muito em breve!) havia uma referência a uma especialidade de queijo derretido no forno que me fez salivar só de ler a descrição.

Se recomendo? Muito! Muito! Muito!

Que bela surpresa ali ao fundo da rua do Almada, atrás de um porta singela e discreta…  

#GoRitaGo
#TheVeggies

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.