Avançar para o conteúdo principal

InterGoView { Take 12} - Sobre a felicidade de estar à mesa, com as Sisterhood of Foodies



Hands up quem já tinha saudades de uma entrevista nova no blog! 

Acabadinha de sair, a mais recente conversa do Go.Rita.Go é daquelas de ficar de barriga cheia (literalmente!). Venham daí conhecer as Sisterhood of Foodies!


1 - Olá "manas maravilha!" tenho por hábito começar estas conversas com um convite a que os entrevistados nos falem um bocadinho deles. Querem contar-nos um pouquinho sobre vocês e da vossa história de vida?

Olá Rita! 

Somos duas irmãs, Liliane e Adriana, e temos 8 anos de diferença. A nossa cidade "casa" é Coimbra: onde nascemos e vivemos até começarmos a trabalhar. 

A mana mais velha veio viver e trabalhar para o Porto há cerca de 9 anos para trabalhar na área de formação, Psicologia e, a mais nova, há cerca de 3 anos para realizar Mestrado na área de Economia e acabou por ficar pela Invicta a trabalhar. 



2 - O vosso blog é a personificação mais deliciosa daquele pecado que todos sofremos: a gula! :) como surgiu a ideia de criarem um projecto maioritariamente focado em comida e/ou sítios para comer?

Verdade Rita! Até porque e, como sempre ouvimos dizer, "as pessoas que gostam de comer são sempre as melhores pessoas".

A ideia deste projeto surgiu há 2 anos e como?  Durante o primeiro ano que vivemos sozinhas no Porto e sendo uma cidade com uma enorme oferta de restauração (comparativamente com Coimbra), tínhamos a oportunidade perfeita, na companhia uma da outra, de partilharmos este gosto que temos em comum e começarmos a experimentar novos restaurantes, espaços, cafés... Durante este primeiro ano, apenas partilhámos as nossas experiências com amigos e famílias, nas nossas redes sociais pessoais. Até que, começaram a surgir imensas perguntas, principalmente de amigos, que vinham ao Porto e queriam sugestões de locais para usufruírem de uma boa refeição. 

Assim, há cerca de 2 anos surgiu o Instagram e o Blog para partilhar com todos os que nos seguem e que partilham também deste pecado da "gula" as nossas melhores experiências. 



3 - Uma coisa é certa! Aos seguidores do "Sisterhood of Foodies" nunca há-de faltar inspiração sobre onde ir, como se diz aqui por cima, "encher o bandulho"!!! Se tivessem de destacar assim um top dos vossos sitio preferidos aqui no Porto, quais seriam esses locais?

Talvez a pergunta que mais recebemos no nosso perfil de Instagram (de Portugueses e Estrangeiros!) "vamos ao Porto e gostaríamos que nos dissessem o vosso Top de restaurantes". 

Na nossa opinião, esta pergunta é extremamente difícil de responder e poderá ser até injusta para alguns restaurantes em detrimento de outros, pois todos temos experiências diferentes nos restaurantes que vamos e a verdade é uma, "os gostos não são todos iguais". 

Mas, aqui vai uma pequenina lista dos restaurantes, por categorias, que por norma recomendamos aos nossos seguidores. Atenção, que a lista não está pela nossa ordem de preferência (é muito difícil selecionar "o melhor")! 

Restaurantes de comida portuguesa:
Casa Aleixo
Cozinha do Manel
Cervejaria Brasão ou Café Santiago (para as típicas francesinhas)
Cozinha da Terra (Paredes)
Casa Guedes (para a famosa sandes de pernil)
Casa da Guripa (Angeiras)
Semea

Restaurantes com ambiente e comida deliciosa (e saudável):
Brick Clérigos
Boa-Bao
Época
Berry

Restaurantes de comida japonesa:
Shiko - Tasca Japonesa
Romando (fora da zona do Porto mas vale a pena o destaque!)
Subenshi

As melhores pizzas: 
António Mezzero (Matosinhos)
Ciao Bella (Gaia)

Para pequenos-almoços, lanches e brunches:
Chá das Cinco
Confeitaria Chicana (croissants maravilhosos!)
Apartamento Café (para fãs de panquecas)
Negra Café
Bolinhos do Jorge
7G Roaster (Gaia)
Miss Pavlova
O Porto dos Gatos

Claro que, há imensas novidades na cidade e, infelizmente, não temos conseguido acompanhar a abertura de todos os restaurantes (e financeiramente é impossível!!) e, por vezes, gostamos sempre de repetir aqueles que, na nossa opinião, nunca nos desiludem e que dissemos anteriormente!!



4 - E para aqueles que como eu, são veggie? Onde diriam para irmos?

Também gostamos muito de restaurantes vegetarianos e, dentro dessa cozinha, aconselhamos o Berry, Boa-Bao, Época, DaTerra e Pé D'Arroz.

5 - Uma curiosidade: além de comer também gostam de cozinhar? Qual das duas tem mais jeito para os tachos e panelas? :P

Esta pergunta é bem fácil de responder! A mana mais nova é sem dúvida, a mais dedicada aos tachos e panelas e especialmente a batedeira. A Adriana é uma mestre na área de confecionar sobremesas. A mais velha gosta de confeccionar pratos mais simples, não perdendo muito tempo na cozinha! 



6 - Adoro também o facto de juntarem aos comes e bebes, um ingrediente mágico: as viagens! Qual o país que até hoje mais vos surpreendeu pela gastronomia?

Sim, gostamos imenso de viajar e sempre que conseguimos lá vamos nós aventurarmos para uma nova experiência. Nem sempre vamos juntas (pois nem sempre é possível!). Este ano a mana mais nova já viajou até Cuba (está no blog todo o Report) e Amesterdão. A mana mais velha, por motivos pessoais, este ano acabou só por passear no nosso País e, acreditem, temos locais incríveis e hotéis extraordinários que merecem uma visita. 

Tendo em conta a gastronomia, o País que mais nos surpreendeu foi, sem dúvida, a Tailândia. A mana mais velha já foi por duas vezes, a mais nova apenas uma. Mas a Ásia talvez seja dos Continentes com a comida mais surpreendente e onde se pode degustar pratos realmente incríveis a preços fantásticos. Podemos dizer que comemos o melhor arroz frito e padthai (um dos nossos pratos preferidos) por menos de 2 euros. Sim, é verdade!!

Obrigada às manas por terem aceite o desafio desta entrevista e a quem não quiser perder pitada dos roteiros gastronómicos das Sisterhood of Foodies basta passarem pelo cantinho delas no Instagram ou no Facebook. O vosso feed vai ficar muito mais guloso pela certa!

#GoRitaGo
#InterGoView

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.