Avançar para o conteúdo principal

Chef Veggie! Chamem-lhes Tapas ou Petiscos!



Em Espanha chamam-se Tapas, em Portugal dizemos que são Petiscos.
Uma coisa ou outra levam-nos ao mesmo: uma mesa cheia de comida, daquela que se pode comer em porções pequenas, para experimentar de tudo e poder repetir as vezes que se quiser.

É um conceito ótimo também para quem gosta de ter a casa cheia mas não tem espaço para sentar toda a gente: esta comidinha é ideal para comer de prato na mão ou no colo, enquanto se põe a conversa em dia e se relaxa.



A Vida é tão boa quando temos coisas deliciosas à nossa frente... é ou não é?
E por isso mesmo, hoje deixo-vos não uma, mas duas sugestões de tapas/petiscos veggie: de comer e pedir sempre mais! 


COUVE FLOR PANADA 

Ingredientes:

1 cabeça grande de couve-flor, cortada em pedaços pequenos
- 2 colheres de sopa de azeite 

- 1 chave de  pão ralado
- Piri-Piri (ou pimenta)


Para o molho vamos precisar:


- ½ chávena de natas 

- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- ½ chávena de leite 
- sal 
- alho em pó
- salsa picada 

Preparação:

Começamos por preparar o forno: aquecer a 200 graus.

Numa tigela grande, colocamos o azeite, a pimenta sobre e a couve-flor cortada para envolver bem.

De seguida juntamos o pão ralado abundantemente e voltamos a misturar bem até criar um "revestimento" sobre a couve.  
Despejamos a couve-flor numa forma forrada com papel vegetal e levamos ao forno a assar durante 30 a 40 minutos (vão testando com um garfo o grau de cozedura, porque pode variar). 
Quando a couve estiver macia, retiramos e voltamos a pôr na tigela grande, voltamos a juntar azeite, misturar, um pouco mais de pão-ralado, misturar outra vez e... regressa ao forno para uns últimos 15 minutos, de forma a ficar crocante no exterior.
Enquanto isso, preparamos o molho: colocamos os ingredientes todos num copo alto e siga com a varinha mágica até ficar uma mistura homogénea e cremosa.  



CHIPS COM ABACATE, PÊSSEGO E SALSA


Ingredientes:

1 Pêssego (cortado em cubos)
- 1 Abacate (cortado em cubos)

- 1 Cebola Roxa (picada)
- Salsa (picada)
- Sal
- Sumo de meio limão
- 2 tortilhas (podem usar daquelas que já vêm prontas a cozinhar, em pacotes de 4 ou 6, que encontram em qualquer supermercado)
- 1 colher de sopa de azeite ou óleo (podem usar óleo vegetal normal ou óleo de côco se quiserem a opção mais saudável)

Preparação:

Coloquem o pêssego, o abacate, a cebola, sal e o sumo de ½ limão numa tigela larga. Misturem suavemente, com cuidado para não desfazer demasiado o abacate.

Levem uma frigideira a lume médio e coloquem o azeite (ou óleo).

Cortem cada tortilha de milho em 8 pedaços (semelhante a fatias de pizza) e, quando o azeite estiver bem quente, coloquem as fatias de tortilha a fritar (cerca de um minuto de cada lado, até ficarem douradas). 
De seguida sirvam os legumes já preparados no centro de um prato grande e bonito, coloquem a salsa por cima e à volta preencham com os chips de tortilha.  


Digam lá que não estão aqui duas ideias super saudáveis, frescas e deliciosas?
Têm duvidas? Então toca a testar!
Os vossos amigos não vão querer sair de vossa casa!


#GoRitaGo
#Veggie 

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.