Avançar para o conteúdo principal

Go.Veggie.Go: Outono & Papas de Aveia, há melhor combinação?



Pois é gente bonita, acabou-se o Verão e sem darmos por isso aterramos no primeiro mês de Outono. Dizem que todas as estações têm o seu encanto e, no fundo, é bem verdade! 

Quem não gosta do cheiro a terra molhada que vem com as primeiras chuvas? Quem não se derrete por um dia de nevoeiro, um sofá, um bom filme, o aconchego de uma mantinha e uma boa companhia? Quem resiste a passeios pela Rua de Santa Catarina abaixo, naquele rebuliço de Sábado à tarde, com cheirinho de castanhas assadas pelo ar? Sim, o Outono traz a nostalgia do tempo de férias que já passou mas traz também a antecipação de muitos prazeres associados ao conforto do lar e da família. 

É por isto mesmo que a sugestão de receita deste mês é assim como que um prato cheio de mimo e calor: papas de aveia quentinhas! 



Ingredientes:

- 1/3 chávena de flocos de aveia;
- 2/3 chávena de leite (ou de água);
- 1 colher de sopa de coco ralado;
- 1 banana pequena (ou 1 maçã ou 1 pêra pequenas, podem ir variando e testando as várias versões);
- 1 pau de canela;
- casca de limão;
- 2 colheres de sopa de frutos vermelhos;
- 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim 
- Pepitas de cacau cru ou pedacinhos de chocolate preto 


Preparação:

Num tacho pequeno coloquem a aveia, o leite, o coco, a casca de limão, a canela e metade da banana, em rodelas.
Levem a lume brando e deixem cozer, mexendo sempre para que a aveia não agarre. Quando o líquido tiver sido absorvido e já tiver o aspeto de papinha está pronto. 
Noutro recipiente aqueçam os frutos vermelhos até perderem algum líquido e ficarem bem molinhos (se forem congelados, podem antes passa-los por água bem quente).
Depois é só servir: coloquem as papas de aveia, por cima a restante banana em rodelas, os frutos vermelhos, a manteiga de amendoim e as pepitas de cacau (se quiserem um toque mais crunchy podem por granôla e raspas de côco... o limite é a imaginação!)

Com uma chávena de café a acompanhar, não há melhor para um pequeno almoço nos dias mais frios ou um lanche numa tarde de preguiça.

Experimentem e depois digam-me se são ou não uma delicia!

Receita original em Not Guilty Pleasure

#GoRitaGo
#Veggie 

Comentários