Avançar para o conteúdo principal

Off & Go #7 - Salamanca: tão perto e tão bonita!



Já vos deixei pelo Instagram algumas fotos de Salamanca mas faltavam as dicas de viagem e de visita, para que possam, tal como eu, dar um pulinho a esta cidade que tem tanto de bonita como de alegre.

Então cá vai!


Como chegar a Salamanca: de carro demoramos tanto quanto numa viagem até Lisboa - às vezes faz-nos falta colocar as coisas em perspectiva!

É realmente pertinho e a viagem faz-se muito bem, sem trânsito, à medida que nos vamos deslocando para o interior (depois de Viseu nota-se imenso, cada vez menos carros na estrada), e depois da fronteira nem sequer tem custos de portagens! :) em 3h30 estamos no reino de Espanha!






O que visitar em Salamanca: como sabem, é uma cidade Património da Unesco e foi capital europeia da cultura em 2002. O centro histórico está imaculadamente cuidado e praticamente é praticamente pedonal.

Um excelente passeio para se fazer em dois dias, com calma, aproveitando a simpatia de "nuestros hermanos" e as inumeras esplanadas.

É obrigatório conhecer a Universidade, a imponente Catedral (o bilhete custa 4,5€ e dá acesso à catedral nova e à velha), a Casa das Conchas e o meu monumento preferido: a Igreja de Santo Estevão, apreciem o espaço em redor e aguardem que toquem os sinos, é realmente impressionante.

E claro, não podem passar sem uma bebida na Plaza Mayor, seja um café com leite para aquecer num dia de Inverno, seja uma cerveja refrescante no Verão.




Finalmente, deixo-vos a nota de um sítio bem simpático para jantarem: chama-se "i pan i vino" e é super: tem umas tapas de comer e chorar por mais, em doses bem servidas, tem vinhos da região e tem um atendimento irrepreensível.

Por alguma razão nos perdemos com as horas e saimos de lá já passava da 1h da manhã. De barriga cheia e com a alma lavada! :)

Porque esperam? Um destino a preço acessível, mesmo aqui ao lado, e cheio de coisas boas.

Quando forem, contem-me o que é que acharam!

#GoRitaGo
#viajar
#salamanca
#blogger

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.