Avançar para o conteúdo principal

ChefVeggie - E que tal uma Paella Vegetariana?



Da terra de "nuestros hermanos" há um prato ao qual não resisto: a paella!

Tenho uma tendência natural para gostar de arroz: desde os risottos, ao simples arroz branco de forno que a minha avó fazia e que mais ninguém consegue igual.

Deixo-vos então uma receita muito fácil, prática e rápida que vos vai fazer lamber os talheres no final. 

- Paella? 
- Encantada! 




Receita para 4 a 6 pessoas


Ingredientes


- açafrão (em filamentos ou em pó)
- azeite
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 pimento verde e 1 pimento laranja
- 1 beringela
- 200g de arroz
- caldo de legumes*
- tomadas maduros
- cogumelos laminados
- feijão verde cortado ao meio
- feijão vermelho cozido
- sal e pimenta a gosto


*podem comprar no supermercado ou se preferirem fazer em casa, é muito fácil e bastante mais saudável porque evitam uma data de aditivos que os caldos de supermercado costumam ter. Normalmente faço em quantidade maior e congelo (podem usar as forminhas dos cubos de gelo) e é muito simples: juntam numa panela algumas cenouras, cebolas, abóbora, um pedaço de couve branca, umas folhas de louro, sal e outras especiarias a gosto. Depois de tudo bem cozido coam o preparado e o caldo está pronto a utilizar ou a congelar para usar depois.

Preparação


Coloquem o açafrão numa tigela com um pouco de agua quente e deixem repousar durante uns minutos.

Entretanto aqueçam o azeite numa frigideira de paella (se não tiverem, usem um wok largo, que é o que eu costumo fazer) e refoguem a cebola cortada às rodelas. Juntem o alho, os pimentos cortados em pedaços, a beringela aos cubos e refoguem - mexendo sempre, durante cerca de 5 minutos.

Adicionem o arroz e deixem "fritar" (até o arroz ficar translúcido, cerca de 1 minuto). Deitem o caldo de legumes e juntem os tomates aos pedaços pequenos - cubos ou tiras, conforme preferirem - o preparado de açafrão, sal e pimenta. Deixem levantar fervura e a seguir reduzam a temperatura e deixem cozinhar durante cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando - para isso devem agitar a frigideira (ou o wok).

Finalmente adicionem os cogumelos, o feijão verde, o feijão vermelho - deixem cozer durante mais uns 8 a 10 minutos e sirvam imediatamente -  este é daqueles pratos que não podem "repousar", por isso não deixem que os vossos convidados cheguem atrasados! :)

E pronto! 
Acompanhem com um bom vinho branco e uma dose generosa de boa disposição!

#GoRitaGo
#veggiefood
#blog

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.