Avançar para o conteúdo principal

Special.Go.Guest - Caril de Grão by Patricia Vilela (Forking Amazing)


Com este post inauguramos a série de contribuições de convidados muito muito especiais, para o Go.Rita.Go, que são uns experts nos seus temas!

Depois do maravilhoso workshop com o Forking Amazing, a querida Patricia Vilela partilha connosco uma receita de Caril que vos levará ao outro lado do Mundo, embalados pela intensidade das especiarias!

Esta e outras delícias podem ser encontradas no livro da Patricia, o "Erva Uma Vez" - não percam!

Acompanhem também todas as novidades em: www.forkingamazing.com


Caril de Grão
workshop "De tacho em especiaria, até chegar à Índia!"


quantidade: 6-8 
preparação: 15min 
cozedura: 15min


1 kg de grão

1 colher de café de sementes de mostarda

1 colher de sopa de caril (ou 5 a 6 folhas)

6 cebolas pequenas fatiadas finamente 1 dente de alho fatiado

2 cm de gengibre descascado e fatiado 1⁄2 malagueta, picada

1 colher de café de pimento caiena

1 colher de café de curcuma

1⁄2 chávena (cerca de 125ml) de leite de côco 1⁄2 chávena de tomates, com o seu sumo coentros frescos e lima para servir


Aquecer o óleo numa frigideira e juntar as sementes de mostarda: deixar estalar, sem queimar; acrescentar o caril, mexer um pouco.

Juntar a cebola, o alho, o gengibre e a malagueta (chili) e deixar cozinhar em lume médio, por 5 minutos, para deixar a cebola amolecer.

Misturar a pimenta caiena e a curcuma num pouco de água e acrescentar; mexer tudo por um minuto.

Envolver o grão no preparado.

Juntar o leite de côco e o tomate e deixar cozinhar, em lume baixo, mexendo de vez em quando.
Servir salpicado de coentros frescos picados e sumo de lima.

Para acompanhar, basmati: ferver água (dobro da medida que vamos utilizar de arroz) aromatizada com estrela de anis e cardamomo (facultativo). Quando ferver, acrescentar o arroz, temperar com sal q.b., reduzir o lume e deixar cozinhar cerca de 10 minutos. Escorrer o arroz, passar por água fria e servir de imediato!

Num tacho bem quente, dourar as sementes de coentros, cominhos, o sésamo e o côco. Retirar e reservar.

Trocas e Baldrocas 
- Na receita original o grão dá lugar ao frango :) 

E pronto, agora é agarrar no avental e deitar mãos à obra!

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.