Avançar para o conteúdo principal

InterGoView {Take 17} - Aquela sobre livros com a Bárbara do "Olha O Que Eu Já Li!"



Pois é pessoas minhas, estamos de volta com uma entrevista!

Desta vez estivemos a conversa com a Bárbara do "Olha o que eu já li!", mais um projecto giro que descobri nas "caminhadas aventureiras" por novos perfis do Instagram.

Convido-vos a conhecerem a página e aproveitarem este bocadinho! O que melhor, do que este isolamento forçado, para descobrir novos mundos através dos livros?





1 - Olá Bárbara, gosto de começar sempre estas entrevistas com uma pequena apresentação das caras por detrás dos projectos. Falas-nos um bocadinho de ti? Quem é a Bárbara do "Olha o que eu já li?"


Olá, tenho 23 anos e sou do Porto.

Gosto de pensar que sou uma pessoa interessante, engraçada e simpática. Sou apaixonada pela natureza, adoro ler ao ar livre e fazer sestas na praia. 

Nos tempos livros, além de ler, perco-me a ver séries de todos os géneros e a tratar das minhas plantas bebés. Adoro conversar, fazer listas e aprender coisas novas. Não vivo sem gatos e sem a minha sopa. 

2 - Numa época em que tudo é tão descartável, rápido e substituível é incrível haver ainda pessoas das tua geração com um carinho tão grande pelos livros. Como descobriste essa paixão?

Tenho o bichinho da leitura desde pequena, mas foi só no primeiro ano de universidade que comecei a ler assiduamente. Nessa altura descobri alguns vídeos relacionados com livros que me apresentaram a novos autores e que me inspiraram a ler mais clássicos. Comecei a ler no comboio para aproveitar o tempo e ganhei o hábito. 


3 - Curiosa, como sou, descobri o "Olha o que eu já li" numa das minhas incursões pelo Instagram. Conta-nos um pouco sobre este projecto: de onde veio a ideia e o que podem as pessoas encontrar quando forem visitar o teu cantinho?

Já seguia alguns bookstagrams há algum tempo quando decidi criar o meu. Demorei muito tempo a chegar a um nome, não queria nada ser confundida com outras contas com o mesmo tema e achei o nome engraçado. 

Não sabia muito bem como começar, mas tinha muita vontade de partilhar o meu amor pela leitura. Como achava que não tinha muito jeito para escrever para um blog, criei um instagram

Hoje em dia o "Olha o que eu já li" é uma mistura de tudo o que está relacionado com livros- marcadores feitos por mim, recomendações de livros, devaneios literários e jogos livrólicos. 

Lá podem encontrar várias recomendações de livros, desde clássicos e romances a livros de não-ficção. Adoro criar conteúdo informativo e partilhar curiosidades engraçadas que promovam não só a leitura, como o conhecimento.


4 - Agora a pergunta difícil, se tivesses que fazer um top3 dos teus livros preferidos, quais escolherias e porquê?

Vem-me três livros logo à cabeça. "O ensaio sobre a cegueira", do meu querido Saramago, é logo o primeiro. Adoro o humor e imaginação dele. 

Em segundo lugar, "As vinhas da ira" . Li recentemente e arrebatou-me. É uma saga familiar com um enredo fantástico e que acaba de uma forma genial. 

Por fim, não posso de deixar de fora do meu top 3 o livro da Daphne du Maurier, "Rebecca" . Adoro tudo naquele livro, o ambiente gótico, o mistério e a escrita. 


5 - E quais são os que tens na tua mesinha de cabeceira/mochila/sofá para atacar a seguir?

Na mesinha de cabeceira está o livro da Svetlana, "O fim do homem soviético" , para ir lendo aos bocadinhos. Além desse, estou a ler "A cozinheira de Castamar" . Gosto de intercalar um livro mais pesado com um livro leve. Ainda não sei o que vou ler a seguir. Depende do meu estado de espírito. Estou sempre disposta a ouvir novas recomendações. 


E pronto! Conto que as sugestões da Barbara vos sejam úteis e convido-vos a juntarem a mim no desafio que já levo desde 2019 de ler um livro por mês #onebookamonth - a lista deste ano está disponível aqui. Aproveitem! Leiam! Aprendam! Cuidem-se e fiquem seguros.



Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.