Já faz um tempo desde que vos trouxe um sitio bonito no Porto.
A verdade é que todos os dias temos novidades, nesta cidade a fervilhar de gentes, culturas e vida. Não me queixo, pelo contrário, adoro o Porto como o temos agora e acredito plenamente que os efeitos negativos do turismo só virão à tona se a ganância dos "de cá" o permitir... porque a cidade é nossa, os negócios são de cá: até que os decidámos "vender" em troca de bolsos cheios. Não culpemos os turistas, culpemos antes a ganância de quem cá está...
Considerações urbanísticas à parte, e voltando ao tema que nos interessa, também é certo que entre todos os sítios novos que brotam como cogumelos nas ruas da baixa (todos com pinta e menus apelativos) é difícil encontrar identidade e graça na maioria deles. Felizmente há excepções, como a Dona Fucas.
Este espaço combina:
- uma loja de artesanato infantil onde vão encontrar um Mundo de faz de conta, feito à mão, reforçando o comercio justo e sustentável e ensinando às nossas crianças a importância da imaginação: são brinquedos para elas brincarem, não brinquedos que brincam por elas. E quão raro isso é agora?
- um café/restaurante onde a comida é preparada com ingredientes frescos e saudáveis, tudo feito na hora, e com um toque que faz tudo ainda mais saboroso e especial: amor! É tão bonito de se ver o cuidado e o carinho que a equipa do Dona Fucas dedica às refeições que prepara. De 2f a 6f tem menu de almoço, ao Sábado Brunch e durante toda a semana bolos, quiches deliciosas, umas tostas que são uma perdição e sumos naturais. A cereja no topo disto tudo? É estarem a fazer a vossa refeição enquanto na cozinha está um bolo a cozer no forno... de repente é como se estivéssemos em casa tal é a sensação de conforto.
- um jardim encantando, calmo e sereno, com uma esplanada maravilhosa para os dias de sol, que é quase como se não estivéssemos na cidade. Perfeito para um pequeno-almoço demorado acompanhado de uma revistinha ou um almoço leve com dois dedos de conversa.
A isto acresce um staff simpático e atencioso como nunca vi.
Sou fã incondicional e feliz por ter uma vizinhança tão boa!
Aproveito também para deixar um agradecimento especial à Sara, que tão bem nos acolheu quando decidimos "invadir" o Dona Fucas com 25 pessoas para um Brunch de inverno: foi absolutamente fantástico!
E vocês? Curiosos para conhecer o Dona Fucas?
Fica bem pertinho da igreja da Lapa, na Rua Antero de Quental: podem até ir de metro (a estações de Faria Guimarães ou da Lapa estão a 5 minutos a pé do espaço).
Aproveitem para começar bem o ano novo e descubram este cantinho de coisas boas.
#GoRitaGo
#PrettyPlaces
Comentários
Enviar um comentário