Avançar para o conteúdo principal

Porto Secret Places & o jardim da Dona Fucas



Já faz um tempo desde que vos trouxe um sitio bonito no Porto.

A verdade é que todos os dias temos novidades, nesta cidade a fervilhar de gentes, culturas e vida. Não me queixo, pelo contrário, adoro o Porto como o temos agora e acredito plenamente que os efeitos negativos do turismo só virão à tona se a ganância dos "de cá" o permitir... porque a cidade é nossa, os negócios são de cá: até que os decidámos "vender" em troca de bolsos cheios. Não culpemos os turistas, culpemos antes a ganância de quem cá está...

Considerações urbanísticas à parte, e voltando ao tema que nos interessa, também é certo que entre todos os sítios novos que brotam como cogumelos nas ruas da baixa (todos com pinta e menus apelativos) é difícil encontrar identidade e graça na maioria deles. Felizmente há excepções, como a Dona Fucas.






Este espaço combina:

- uma loja de artesanato infantil onde vão encontrar um Mundo de faz de conta, feito à mão, reforçando o comercio justo e sustentável e ensinando às nossas crianças a importância da imaginação: são brinquedos para elas brincarem, não brinquedos que brincam por elas. E quão raro isso é agora?



- um café/restaurante onde a comida é preparada com ingredientes frescos e saudáveis, tudo feito na hora, e com um toque que faz tudo ainda mais saboroso e especial: amor! É tão bonito de se ver o cuidado e o carinho que a equipa do Dona Fucas dedica às refeições que prepara. De 2f a 6f tem menu de almoço, ao Sábado Brunch e durante toda a semana bolos, quiches deliciosas, umas tostas que são uma perdição e sumos naturais. A cereja no topo disto tudo? É estarem a fazer a vossa refeição enquanto na cozinha está um bolo a cozer no forno... de repente é como se estivéssemos em casa tal é a sensação de conforto. 



- um jardim encantando, calmo e sereno, com uma esplanada maravilhosa para os dias de sol, que é quase como se não estivéssemos na cidade. Perfeito para um pequeno-almoço demorado acompanhado de uma revistinha ou um almoço leve com dois dedos de conversa.

A isto acresce um staff simpático e atencioso como nunca vi.
Sou fã incondicional e feliz por ter uma vizinhança tão boa! 



Aproveito também para deixar um agradecimento especial à Sara, que tão bem nos acolheu quando decidimos "invadir" o Dona Fucas com 25 pessoas para um Brunch de inverno: foi absolutamente fantástico! 

E vocês? Curiosos para conhecer o Dona Fucas?
Fica bem pertinho da igreja da Lapa, na Rua Antero de Quental: podem até ir de metro (a estações de Faria Guimarães ou da Lapa estão a 5 minutos a pé do espaço).

Aproveitem para começar bem o ano novo e descubram este cantinho de coisas boas.

#GoRitaGo
#PrettyPlaces 

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.