Avançar para o conteúdo principal

InterGoView { Take 13} - Aquela sobre criar coisas bonitas, com a Maria Tigela



Oh oh oh! 
Adivinhem lá? 

Chegou a entrevista de Dezembro e é um mimo! 
Além de nos mostrar que os sonhos se podem realizar se quisermos muito e pusermos a "mão na massa", traz também um catálogo de coisas bonitas por demais e...... rufem os tambores........ um desconto de 50% em todas as ilustrações na loja online da Maria Tigela (apenas têm que colocar o código GORITA50 no checkout!). Digam lá que não vem mesmo a calhar para o Natal!

E agora venham daí comigo conhecer a Marta e a Luísa e o projecto lindo que é a Maria Tigela



1 - Gosto sempre de começar estas entrevistas a desvendar um bocadinho das caras por trás dos projectos. Quem são as responsáveis pela Maria Tigela: falem-nos um bocadinho de vocês e do vosso caminho até aqui.

Olá Rita!! A Maria Tigela surgiu em 2014, a 4 mãos por nós, Marta e Luísa.

Somos as duas designers, a Marta de Comunicação e a Luísa de Joalharia, e embora tenhamos estudado na mesma faculdade ninguém diria, porque nunca reparámos uma na outra! Mas a vida tratou de nos juntar e pôs-nos a trabalhar na mesma empresa onde formámos uma equipa e desde aí nunca mais nos largamos! :) 

Costumamos dizer que se há uma coisa que sabemos fazer bem é trabalhar juntas mas hoje em dia isso não passa de um cliché já gasto porque o que nós somos é verdadeiramente amigas.



2 - Como surgiu a ideia de desenvolverem produtos de tableware? Foi uma inspiração? Identificaram uma necessidade? Ou já tinham uma inclinação para o tema da decoração de interiores?

Gostávamos imenso do que fazíamos mas sentíamos que queríamos fazer mais. Criar um blog pareceu-nos uma óptima ideia, escrever, fotografar, partilhar um bocadinho do nosso dia-a-dia... mas não chegou! 

Queríamos muito ter uma marca de jóias mas o nosso contrato de exclusividade não nos permitia e por isso pusemos a cabeça a trabalhar. Fazíamos muitas fotos para o nosso blog, onde entre outras coisas partilhávamos receitas e detalhes de casa, e sentíamos que a oferta de produtos que existia no mercado para a imagem que pretendíamos não nos enchia as medidas. Queríamos peças diferentes para um styling leve e apaixonante e percebemos que era esse mesmo o caminho para criarmos a nossa marca! 

Primeiro começámos pelas tábuas com o corte do coração, e ilustrações sempre com frases associadas a comida e à partilha, que naturalmente passaram para panos e aventais e assim nasceu a primeira coleção da Maria Tigela!



3 - Os produtos da Maria Tigela são feitos com materiais muito bonitos e que seduzem ao toque e ao olhar: madeira, mármore, banho de ouro... como escolhem a vossa "base" de trabalho? E o que vos levou a optar por este tipo de matérias primas?

O que sempre nos moveu foi criar objectos bonitos para partilhar conversas à mesa, com família, amigos... acima de tudo queríamos criar objectos de qualidade, que traduzissem esta vivência tão portuguesa que todos temos à mesa com uma estética diferenciada. 

A madeira foi o ponto de partida para as nossas tábuas com o corte do coração, ao mesmo tempo que desenhávamos ilustrações que viriam a ganhar forma em panos e aventais e posteriormente em canecas. Mais tarde a necessidade de criar looks diferentes levou-nos até ao mármore... a proximidade com artesãos locais também fomenta um bocadinho esta evolução natural da marca, acompanhando passo a passo toda a produção e desenhando caminhos que se adaptam a quem produz diariamente as nossas peças. 

Entretanto, e já com a nossa marca de jóias criada - a Mel Jewel - surgiu este bichinho de produzir peças em metal, dar uma nova interpretação a objectos tão comuns quanto colheres ou palhinhas. Na Mel Jewel a Luísa cria sempre os protótipos das peças na nossa oficina, no Porto, porque não abrir as portas da oficina também à Maria Tigela? Se há coisa que nós sabemos fazer é jóias... porque não levá-las para a mesa?

No fundo, para nós, foi aliar o melhor de dois mundos, levar a nossa experiência na joalharia para o nosso fascínio pela decoração e pelos detalhes bonitos da vivência em casa que a Maria Tigela tão bem traduz.



4 - Pudesse eu e os meus armários estavam repletos de coisas bonitas da Maria Tigela! É tudo muito, muito bonito! Num estilo minimalista e com pormenores de uma sensibilidade incrível. Podem desvendar algumas ideias que têm na manga para próximas colecções? 

Na Maria Tigela as coleções vão evoluindo de uma forma muito orgânica e natural, muita das vezes por experiências na banca ou em conversas com os artesãos que nos acompanham, por isso é sempre uma surpresa, às vezes até para nós! 

Mas podemos dizer que as experiências na banca com o latão e o banho de ouro não ficaram por aqui e que até ao Natal a nossa família de lagostas ainda vai crescer! 

Também os mármores se vão fazer acompanhar por um parente próximo e de tonalidade mais forte por isso novidades não vão faltar! :)



5 - Se pudessem formular 3 desejos para o futuro da Maria Tigela, quais seriam?

O nosso maior desejo para a Maria Tigela é que o carinho que as pessoas têm pela marca se mantenha! O melhor que nós podemos ter de volta é realmente aquilo que já temos... o carinho com que as pessoas tratam a marca enche-nos o coração! 

É incrível para nós ver como a Maria Tigela chega às pessoas, e ver que todo o amor que depositamos em cada peça realmente passa para quem está desse lado! Ver o sorriso desenhado na cara das pessoas quando olham para as nossas tábuas, o fascínio quando percebem que os nossos talheres em latão têm banho de ouro e são totalmente feitos à mão por nós, na nossa pequena oficina... É, sem dúvida, o melhor que nós podemos receber! E é muito giro porque nunca pensamos a marca dessa forma... nunca pensamos na reacção que as pessoas poderiam ter quando desenhamos a marca e os produtos, nem como as pessoas os iam entender, e eles têm naturalmente o efeito de passar amor...

Pedir mais do que isto é totalmente desnecessário quando sabemos que tendo o carinho das pessoas temos tudo. Ficamos eternamente gratas por quem nos acompanha desde o primeiro dia, pelo feedback que novas pessoas nos dão das peças e completamente preenchidas por saber que todo o amor que depositamos na Maria Tigela transparece, chega realmente às pessoas! Obrigada!

_ _ _

E pronto gente catita! Aqui está, em jeito de presente antecipado, este post que é entrevista e surpresa ao mesmo tempo.
Já se pode dizer? Já? 
Feliz Natal!!!

#GoRitaGo
#InterGoView
#Criar

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.