Avançar para o conteúdo principal

Go.Veggie.Go: E sai um couscous vegetariano pronto em...1...2...3!





Tínhamos combinado uma receita veggie por mês não tínhamos?

O prometido é devido e vou tentar mesmoooo não falhar porque sei que é uma das rubricas preferidas de muitos seguidores e um dos temas sobre os quais recebo mais mensagens e pedidos.

Hoje trago uma sugestão super fácil, para não haver desculpas naqueles dias atarefados em que parece que não há tempo para mais nada e já nos imaginamos a comer uma tosta ao jantar, enterrados no sofá e exaustos: nem pensar! 

As horas de refeição devem ser horas de prazer e descanso. 
Por isso cá fica a receita para um couscous de legumes que é um mimo!


Receita para 4 pessoas


Ingredientes


- 240 g de couscous (eu uso o Milaneza, já experimentei outros, mas este é um daqueles produtos em que não consigo abdicar da marca. Sai sempre super bem o da Milaneza e tem um sabor e uma textura incomparávelmente melhores).
- cogumelos
- 1 courgette
- 1 beringela
- 2 cenouras
- 1 pimento vermelho
- 1 raminho de hortelã
- sal e pimenta a gosto
- azeite

Preparação


Primeiro tratamos dos legumes: a cenoura, a courgette, a beringela o pimento vermelho e os cogumelos. Tudo lavadinho e coitadinho em cubos, o mais possível, do mesmo tamanho (isto para os perfeccionistas, como eu!)

A cenoura e a beringela precisam de uma cozedura breve, para poderem depois ser salteadas em conjunto com os restantes legumes.

No segundo passo, preparamos o couscous: água a ferver, com o sal e a hortelã.
Depois de fervida a água, passamos para um recipiente largo (tem de ter espaço porque o couscous cresce bastante) e misturamos com o couscous, colocamos um fiozinho de azeite e deixamos repousar uns minutos (cerca de 5 deverão ser suficientes).

No wok, regado com azeite, salteamos agora todos os legumes: os cogumelos, a courgette, a cenoura e a beringela. Temperamos a gosto e deixamos "fritar" até ficarem com aquele ar douradinho, brilhante e apetitoso.

Nesta fase, já temos todas as condições para finalizar o prato, basta recuperar o recipiente com o couscous e mexer com um garfo de madeira para soltar os grãos, transferir o coruscous para uma taça bonita para servir, juntar os legumes salteados e misturar bem.

Para o toque de chef: mais um fiozinho de azeite e umas quantas folhas de hortelã a enfeitar.

Pode funcionar como prato principal ou acompanhamento para tofu grelhado (tofu diretamente no grelhador, regado com sumo de limão, sal, pimentão, cardomomo).

E pronto! 
Mais rápido e prático não poderia ser.

By the way, podem assistir ao video de preparação da receita na página do Youtube da Milaneza.


#GoRitaGo
#veggiefood
#blog

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.