Avançar para o conteúdo principal

InterGoView {Take 19} - Aquela sobre realizar o sonho de Escrever um Livro, com a Carina Romano



Já lá vão umas semanas desde o ultimo post, o tempo escorre-nos entre os dedos, mesmo nesta realidade estranha em que parece que estamos parados.

E muitas vezes, o que nos falta, é a aquele click de incentivo, aquele momento ta-daaaam que nos diz: bora lá fazer isto!

Também já vos tinha comentado um sem numero de vezes que este meu "passeio" amador pelos caminhos da web, volta e meia, me traz pessoas incríveis e com projectos lindos por de mais.

Hoje, na entrevista nº 19 deste pasquim, apresento-vos a Carina Romano e o seu "Valentina". 



1. Olá Carina, que boa surpresa foi descobrir-te, ainda mais por altura de uma data (ainda) tão importante como o Dia Internacional da Mulher! Para início das entrevistas procuro sempre dar oportunidade aos leitores de conhecerem as caras que estão na origem destes projetos. Queres contar-nos um bocadinho sobre ti? Quem é a Carina, autora da "Valentina"? 

Obrigada, desde já, pelas carinhosas palavras. É uma sensação absolutamente magnifica sentir-me acolhida desta forma. Fico grata pela nobreza. A Carina é alguém simples, que gosta de uma boa conversa e de pessoas, que não troca o aconchego de casa por quase nada e que acredita que, se há amor no mundo, há esperança. 


2. Quando descobriste que a escrita era, para ti, algo tão importante e fundamental quanto se veio a revelar?

Durante a minha infância gostava muito de receber livros, de folheá-los, de lê-los de uma ponta à outra e, sobretudo, de imaginar-me dentro deles, como se fizesse parte da história. Gostava de imaginar os cenários e as personagens. Ao ler um livro, acabava a criar um mundo próprio e acolhedor e ficava cheia de vontade de escrever. Sempre tive muitos blocos e fui escrevendo com alguma regularidade. A escrita passou a ser, e ainda é, para mim, terapêutica. 


3. Dizem que há 3 grandes coisas que devemos fazer na vida para deixar marca para as gerações futuras: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Se as primeiras duas são mais ou menos acessíveis a todos, já escrever um livro requer outro tipo de empreitada :) podes falar-nos um bocadinho na vertente prática desse processo? Como se consegue uma editora? A quem tem de se vender a história? Que recursos são essenciais para concretizar um feito destes? 

A escrita de um livro fascinou-me não apenas pelo gosto de escrever e de arranjar as palavras certas para descrever o que quer que seja da forma mais real possível, mas sobretudo pela possibilidade de partilhar mensagens com os(as) leitores(as). Depois de diferentes pesquisas sobre os processos editoriais em Portugal, e porque é notório que há, ainda, uma grande desvalorização dos(as) autores(as) portugueses, sobretudo daqueles(as) que escrevem um livro pela primeira vez, fascinou-me a ideia de publicar um livro de forma independente, não estando ligada a uma editora. A Edição de autor(a) assenta na política de liberdade editorial, em que o autor(a) é o único(a) responsável pela edição, impressão, divulgação, comercialização e distribuição do livro. Não me faz sentido que os(as) autores(as), aqueles(as) que, de alguma forma, são movidos(as) pelos hábitos de leitura e de escrita e que contribuem para a literatura, guardem/camuflem/esqueçam os livros nas gavetas, quase como se falássemos de algo corrosivo. 
Viva aos(as) autores(as) portugueses! 


4. Viva!!! E muitos parabéns por esse percurso e pelo realizar do projecto! Passando agora um bocadinho para a história da Valentina, consideras que este livro pode ser classificado como biográfico?

"Valentina" é um livro de não-ficção e, porque é baseado na minha história de vida, pode, de alguma forma, ser classificado como biográfico, sendo que o objetivo foi, desde sempre, alertar, sensibilizar e promover a reflexão crítica. Não revelei, desde logo, que o livro era baseado na minha história de vida porque não era esse o foco, mas a necessidade de ajudar alguém a identificar problemas, necessidades e potencialidades. 




5. A leitura do teu livro leva-nos por questões muito sensíveis e realidades que, podemos até dizer, cruas e duras. Continua a ser importante falar disto, há muitas vidas como a que nos contas e há muito abuso, tristeza, violência escondida nos lares ainda nos dias de hoje. Onde se encontra coragem para superar estas experiências? 

"Valentina" é, de facto, um livro repleto de reflexões. Não há receitas. Cada pessoa é motivada por diferentes coisas e cria cicatrizes diferentes. Eu adaptei-me às circunstâncias e, à medida que fui crescendo, fui acreditando que temos influência sobre o nosso caminho. Dediquei-me à escola, aos(às) professores(as), esforcei-me por criar fortes amizades e nunca me senti no direito de prejudicar alguém em detrimento das minhas frustrações ou desilusões. É preciso respirar fundo, acreditar que depois da tempestade surge a bonança e armazenar as aprendizagens de cada experiência. Se há amor no mundo, há esperança! 


6. Ao contares esta história colocaste o dedo em muitas feridas mas, ao mesmo tempo, podes dar aquele impulso que falta para que outras pessoas procurem ajuda, procurem outros caminhos, vivam outros destinos. Tinhas algum "objetivo maior" quando decidiste lançar-te na escrita deste livro?

O meu objetivo foi partilhar mensagens com os(as) leitores(as). É necessário falar sobre questões sociais. Não podemos continuar a olhar para os efeitos da dependência, para a negligência e para a violência como se fizessem parte da "paisagem social". É preciso alertar, conscientizar e promover a reflexão crítica. O facto de o livro ser escrito na primeira pessoa permite, quiçá, que as pessoas se consigam colocar no lugar daquela criança. A "Valentina" está espalhada por diferentes casas. 


7. Para todos aqueles que depois desta entrevista tenham vontade de ler a "Valentina", dizes-nos onde e como podemos encontrar a tua obra?

O livro é adquirido através do Instagram @carinaromano.mybooks


Obrigada Carina por esta sorte que me deste de poder mostrar o teu projeto a quem nos lê e por teres aceite de forma tão entusiástica este meu convite. É um orgulho muito grande trazer estes temas à discussão, à reflexão, à vida de todos os dias.

Para todos o que possam estar a lidar com alguma situação de negligência ou violência, que conheçam algum caso em que seja preciso ajuda, lembrem-se que os apoios existem. A pandemia veio colocar (ainda mais) no limbo muitas vitimas, escondidas agora entre quatro paredes há demasiado tempo. Denunciem, se for preciso. E tu, que vives essa realidade lembra-te: não estás sozinho.

Apoio a vítimas de violência doméstica:
800 202 148 - Serviço gratuito, anónimo e confidencial. 

Instituto de Apoio à Criança (IAC) - SOS Criança:
116111

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.