Avançar para o conteúdo principal

InterGoView {Take 18} - Aquela sobre "home-deliver" de coisas boas e de chorar por mais com As Alcachofras



Olá gente catita!

Nada como começar um novo mês como um novo (e delicioso) post! E desta vez sai mais uma entrevista (gulosa) para vos dar a conhecer As Alcachofras.

Já vos comentei vezes sem fim que estas minhas andanças pela web me têm trazido pessoas tão boas: cheias de sonhos e ideias, empreendedoras, felizes, corajosas... e foi há umas semanas em que, em mais um workshop, dei "de caras" com estas miúdas - e quase que aposto que vocês não vão resistir-lhes e vai haver aí por casa muuuuuita barriga feliz à custa da Ângela e da Andreia.  


1 - Olá "Alcachofras", que boa surpresa foi descobrir-vos! Para começar as entrevistas procuro sempre dar espaço aos leitores para conhecerem um bocadinho melhor as caras por detrás dos projectos -  falem-nos um bocadinho de vocês? Quem são a Ângela e a Andreia d´As Alcachofras? 

AS: Olá Rita! Obrigada pelo teu interesse no nosso projeto, sentimo-nos lisonjeadas!

AF: Vamos então às apresentações! Eu sou a Ângela e ela é a Andreia, somos duas mães trintonas que vivem no Porto. Eu tenho duas meninas com 2 anos e outra com 5 meses e a Andreia dois rapazes com 7 anos e 3 anos. 

AS: temos formações e experiências profissionais diferentes mas complementares, a Ângela em cozinha e eu em eventos. Como boas piscianas que somos, somos criativas, apaixonadas pelo que fazemos e adoramos contribuir para a felicidade dos outros. 






2 - Este projecto é o vosso baby recém-nascido certo? De onde surgiu a ideia? 

AF: Sim, este projeto é o "nosso mais novo"! Bom, conhecemo-nos em contexto profissional e passado pouco tempo abandonamos esse antigo emprego para trabalhar numa empresa que fazia catering para a aviação. No entanto, com a crise instalada devido ao Covid-19 vimos os nossos trabalhos em risco e decidimos dar forma a algo que já falávamos há algum tempo e que passava por um ideia ligada à comida, algo que nos apaixona às duas. Concordamos que seria agora a altura certa para arriscar num projeto que proporcionasse bons momentos às pessoas e que de alguma forma as aproximasse, especialmente nos tempos que vivemos em que se está a perder o contacto social, pelos piores motivos. 


3 - E o nome super original: As Alcachofras! Vem de onde? 

AS: Poder-se-á dizer que o nome do nosso projeto foi um parto difícil! Andamos semanas a pensar e nada nos agradava, não nos conseguíamos identificar com nenhuma das ideias que iam surgindo... Estávamos a ficar desesperadas! Queríamos um nome que tivesse humor, que remetesse para uma imagem fresca e natural, um nome português, e que estivesse relacionado com comida. Então numa ida a um hipermercado fazer compras falava com a Ângela sobre como estava frustrada por não termos nome ainda e comecei a ler em voz alta os nomes de chás em busca de inspiração. Quando li Alcachofra, ambas gostamos do fonema da palavra e da imagem que nos vinha à cabeça!! 

AF: A mim veio-me à cabeça uma memória de infância, da minha professora primária que nos chamava cabeça de alcachofra e achei de deveríamos ser As Alcachofras! Ficamos de imediato baptizadas!


4 - Doces ou Salgados: qual é a vossa perdição? E de entre a vossa oferta de delicias, qual selecionariam como a vossa preferida?

AS: Eu sou mais salgados, embora não negue um bom doce! Eu decididamente elejo a nossa tábua Cheese & Charcuterie como a minha preferida!

AF: Eu sou muito gulosa, e perco-me pelas nossas cookies e bolos de celebração pecaminosos!




5 - Portugal é um país conhecido em todo o lado pela gastronomia: somos uns sortudos por comer bem, delicioso e saudável! Como se têm inspirado para criar as vossas caixas? Há alguma "receita" ou dica da mãe/avó que seja quase um segredo nas vossas criações? 

AF: como bons garfos que somos, a nossa inspiração vem muito do nosso gosto pessoal. Não servimos nada aos nossos clientes que não gostemos. A Andreia é muito virada para a comida saudável e eu mais para tudo aquilo que faz mal! (gargalhada!) 

AS: Mas sobretudo inspiramo-nos muito nas nossas lembranças de infância em termos de sabores. Eu que tenho uma costela minhota não passo sem a nossa box Saudade que tem as melhores iguarias deste mundo, e os bolinhos de bacalhau feito da forma que a minha avó paterna ensinou à minha mãe e que me trazem muitas saudades de ambas...


6 - E a pergunta final: numa altura em que passamos a valorizar tanto mais as nossas casas, o conforto e a segurança dos nossos lares, o vosso projecto aparece e assenta que nem uma luva! O que podemos esperar de novidades para o futuro próximo? Vamos ter uma caixa natalicia? Ou um kit de delicias para a passagem de ano? 

AF: Sem dúvida que As Alcachofras surgem num momento em que estamos muito mais recolhidos nas nossas casas, e que parece até que foi propositado (mas curiosamente não foi!). Temos imensas ideias nas nossas lindas cabeças de alcachofra que queremos materializar mas o projeto é muito recente e até ao momento não temos conseguido dedicar o tempo que gostaríamos ao nosso "mais novo". 

AS: Mas sim, vamos ter caixas natalícias e outras surpresas mais! Esperamos que nos acompanhem de perto para ficarem a par de tudo e ver este bebé a crescer!


E pronto, quem é amiga quem é? 
É aqui a Rita que vos apresenta estas coisas bouaaas da vida, para tornar estes dias mais frios e cinzentos uma alegria, a partilhar box´s d´As Alcachofras no conforto das nossas casinhas. Maravilha né? Podem encomendar às meninas através das páginas do Instagram e do Facebook.

Enjoy! 

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.