Avançar para o conteúdo principal

Raios, é o Coronavírus! #1 - Lugares que gostamos e queremos visitar d.c.



Olá meus amores.
Espero encontrar-vos bem. Com Saúde e Segurança. Resguardados dos tempos loucos que vivemos.

Acordei cedo hoje, numa urgência de fazer coisas sabendo, porém, que já não é assim: o paradigma da vontade e liberdade está voltado de pernas para o ar e compete-nos adaptar-nos.


Por coincidência, li ontem um post do Nuno Markl em que foram usadas duas siglas que me pareceram tão essenciais e honestas:
  • a.c. - antes do coronavírus
  • d.c. - depois do coronavírus


Sim, queiramos ou não, a Vida como conhecíamos não voltará a ser a mesma quando esta crise terminar. Estamos em processo de metamorfose, a todos os níveis: social, político, económico e humano.

Sobre esse ponto, convido-vos a ler este artigo de opinião, tão lúcido e formativo, do nosso Rui Moreira. E deixo até uma nota de orgulho e agradecimento ao presidente desta cidade que já considero minha, o Porto, pela forma como tem lidado com este desafio, transmitindo-nos a nós, portuenses,  a fé e a confiança de que tudo vai ficar bem!

Foi então, inspirada pelo Nuno Markl e pelo Rui Moreira - aposto que nunca tinham pensado nesta combinação! -  que senti necessidade de iniciar uma série de posts sobre coisas boas, no meio desta loucura levantada pelo Covid-19.

A primeira dessas notas, vem em forma de consciência colectiva: 
  1. pensem nos vossos sítios preferidos, entre bares, restaurantes, cafés ou lojas;
  2. avaliem, a seguir, quantos desses sítios terão capacidade de manter-se a funcionar, d.c. (yes, depois do coronavírus, depois desta quarentena "voluntária", que acreditem vai durar muitas semanas);
  3. e digam agora: se tivessem forma de os ajudar (para que assim que isto passe, poderem lá voltar, e ter a sensação de alegria, conforto e prazer que esses sítios vos dão) - ajudavam?


Eu já fiz este exercício.
E digo SIM! 
Eu quero ajudar! 
Eu que tenho a sorte e o privilégio de continuar a receber um salário fixo ao fim do mês apesar do estado de sítio que é o Mundo hoje, eu quero poder contribuir para que depois da crise, os lugares onde que sinto como "casa" possam também estar de portas abertas. 

Há muitas formas de o fazer. 
Grandes superfícies e grandes grupos de lojas e supermercados vão continuar, independentemente disto tudo.
O comércio local, isso já pode não ser bem assim... por isso comprem conscientemente, comprem "pequeno", ajudem através das lojas online desses lugares que foram temporariamente fechados porque "tinha de ser", comprem vouchers para workshops e aulas, ofereçam! 

Hoje, falo-vos destes 3 lugares incríveis no Porto.
Em breve vou dar-vos nota de coisas que podem fazer durante a quarentena (yoga, pintura,..) e, dessa maneira, apoiar quem é trabalhador independente. Fiquem por aí. 
Porque isto vai passar. 
E se formos buscar o melhor de nós, eu sei que seguiremos juntos!




Early Cedofeita


Tornaram-se em menos de nada o meu lugar preferido para brunch ou pequeno-almoço.

Porquê? Porque a comida é absolutamente incrível! Porque o espaço é pequeno mas não nos amontoam nas mesas como num baralho de cartas só para faturar mais... Porque a banda sonora é maravilhosa e porque tem uma selecção de revistas irrepreensível. Porque lá se sente conforto e sossego.

O Early está a funcionar exclusivamente em regime de take way, aberto entre as 10h e as 14h. Podem encomendar no dia anterior e ir lá buscar coisas boas como café, pão de fermentação lenta, bolos, bebidas (as sodas!!! OMG!!) e os pratos habituais do dia. 

Espreitem a página deles e vejam a oferta de coisas boas. Fiquem em casa. E no dia que tiverem de fazer compras, passem no Early e sejam felizes!








Manna


O Manna tem a melhor panqueca de aveia do Mundo inteiro. Se a provarem, aposto que vão concordar comigo.

O  Manna é também um lugar "bebé" no Porto, fruto da inspiração de quem sonhou um local onde se pudesse fugir do rebuliço da cidade e encontrar paz e luz. 

O Manna tem aulas de yoga e uma oferta de coisas boas para fazer barrigas felizes.

O Manna é 100% vegetariano. 

O Manna estava a dar os primeiros passos quando a pandemia se abateu sobre Portugal. E qualquer um de nós, mesmo que perceba nada de avaliação de projectos, sabe, ainda assim, o quanto é importante um bom arranque para consolidar expectativas e começar a colmatar despesas... 

Procurem na loja online do Manna: foram criativos ao ponto de a oferta passar pelas habituais aulas de yoga e workshops (podem comprar agora e usar depois) mas estender o leque de opções a wine ou coffee experiences, gift cards e até capazes de produtos frescos orgânicos de produtores locais. Há chás, azeite, sumo natural e pão do dia. 




Flanêur


A Cátia e o Arnaldo são dois seres humanos incríveis que criaram uma livraria como as do antigamente mas em melhor! Na Flanêur encontramos casa. 

Tantas foram as vezes que, enquanto nossos "vizinhos" na zona da Constituição, lá passamos serões e almoços. As visitas eram muitas e regulares e trazíamos sempre connosco livros que nos enchiam os corações. Porque depois de nos conhecerem, a Cátia e Arnaldo sabem exatamente aquilo que vamos gostar.

A livraria cresceu e mudou-se para um lugar mais amplo e mais bonito, perto da Boavista. As visitas passaram a ser menos habituais, mas quando aconteciam eram sempre momentos de partilha e boa disposição. Ouvimos poesia na Flanêur muitas vezes, assistimos a conversas cheias de humanidade e inspiração e encontramos lá, sempre, sem excepção, os melhores presentes de aniversário ou de Natal. 

A Flanêur continua com a loja online

E se a quarentena nos obriga a estar por casa, porque não desafiar-nos a ler mais? Porque não encontrar finalmente "espaço" nos dias que, de forma tão ilusória, estavam constantemente cheios, para finalmente ler aquele clássico que sempre adiamos? 

E mais, se quiserem, podem apoiar a nossa querida livraria tornando-vos amigos da Flanêur. A fidelização custa 12€ e garante-vos um livro grátis e 5% de desconto em todas as compras. Eu já fiz o meu cartão e com ele recebi esta mensagem tão sentida e ajustada aos dias como o de hoje.



Stay Safe.
Continuemos conscientes do risco.
E saibamos, como nunca, puxar pelo melhor da humanidade. 


Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.