Avançar para o conteúdo principal

Go.Veggie.Go: Outono & Papas de Aveia, há melhor combinação?



Pois é gente bonita, acabou-se o Verão e sem darmos por isso aterramos no primeiro mês de Outono. Dizem que todas as estações têm o seu encanto e, no fundo, é bem verdade! 

Quem não gosta do cheiro a terra molhada que vem com as primeiras chuvas? Quem não se derrete por um dia de nevoeiro, um sofá, um bom filme, o aconchego de uma mantinha e uma boa companhia? Quem resiste a passeios pela Rua de Santa Catarina abaixo, naquele rebuliço de Sábado à tarde, com cheirinho de castanhas assadas pelo ar? Sim, o Outono traz a nostalgia do tempo de férias que já passou mas traz também a antecipação de muitos prazeres associados ao conforto do lar e da família. 


É por isto mesmo que a sugestão de receita deste mês é assim como que um prato cheio de mimo e calor: papas de aveia quentinhas! 



Ingredientes:

- 1/3 chávena de flocos de aveia;
- 2/3 chávena de leite (ou de água);
- 1 colher de sopa de coco ralado;
- 1 banana pequena (ou 1 maçã ou 1 pêra pequenas, podem ir variando e testando as várias versões);
- 1 pau de canela;
- casca de limão;
- 2 colheres de sopa de frutos vermelhos;
- 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim 
- Pepitas de cacau cru ou pedacinhos de chocolate preto 


Preparação:

Num tacho pequeno coloquem a aveia, o leite, o coco, a casca de limão, a canela e metade da banana, em rodelas.
Levem a lume brando e deixem cozer, mexendo sempre para que a aveia não agarre. Quando o líquido tiver sido absorvido e já tiver o aspeto de papinha está pronto. 
Noutro recipiente aqueçam os frutos vermelhos até perderem algum líquido e ficarem bem molinhos (se forem congelados, podem antes passa-los por água bem quente).
Depois é só servir: coloquem as papas de aveia, por cima a restante banana em rodelas, os frutos vermelhos, a manteiga de amendoim e as pepitas de cacau (se quiserem um toque mais crunchy podem por granôla e raspas de côco... o limite é a imaginação!)

Com uma chávena de café a acompanhar, não há melhor para um pequeno almoço nos dias mais frios ou um lanche numa tarde de preguiça.

Experimentem e depois digam-me se são ou não uma delicia!

Receita original em Not Guilty Pleasure

#GoRitaGo
#Veggie 

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.