Avançar para o conteúdo principal

Go.Veggie.Go - Para os dias de Inverno, uma receita quentinha! Feijoada Vegetariana.






Sabem aqueles dias de muito frio, em que andamos desde manhã até ao final da tarde, com vontade de regressar a casa, pôr o fato de treino, abrir uma garrafa de vinho e cozinhar um jantar delicioso e reconfortante enquanto petiscamos um queijinho?


Sim, é mesmo isso que o Inverno provoca: o prazer do conforto de estar em casa e de uma refeição bem quentinha!


E por isso, hoje, deixo-vos instruções para fazer uma feijoada que todos (vegetarianos e não vegetarianos) vão comer e chorar por mais.





Receita para 4 a 6 pessoas


Ingredientes


- 3 tomates maduros
- azeite
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- pimentão moído
- folhas de louro
- 100g de arroz (para acompanhar)
- dois frascos de feijão vermelho cozido
- soja granulada
- 2 cenouras pequena
- 1 couve
- sal e pimenta a gosto

Preparação


Primeiro há que hidratar a soja: num recipiente largo coloquem 1/3 da embalagem da soja granulada (há nas àreas bio dos supermercados em geral, ou então no Celeiro) e juntem água uns dois centimetros acima do nivel da soja. Temperem com sal, alho moído, pimentão a gosto e deixem repousar durante, pelo menos, 20 minutos.

Quando a soja estiver pronta para cozinhar, podem começar os preparativos para o refugado: cebola picada, alho, os tomates maduros esmagados, tudo coberto com azeite. Deixem cozinhar uns minutos e juntem depois um pouquinho de água quente (apenas o suficiente para juntar as cenouras às rodelas e a couve cortada ao preparado e deixar em lume brando uns 5 minutos). Notem que a couve tem muito volume mas não precisa de muita água a cobrir, ao fim de um minuto encolhe para menos de um quarto!

Depois de a cenoura e a couve estarem pré-cozinhadas, escorram a soja, juntem na panela e acrescentem meia chávena de água a ferver. A soja vai libertar imenso líquido, por isso não se pode adicionar demasiada água ao preparado. Temperem a gosto: sal, pimentão moído, pimenta e deixem em lume médio mais uns 5 minutos.


Por esta altura passamos ao arroz branco, sem grande ciência ou truque: cebola e louro no refogado, arroz a seguir, fritar até ficar translúcido, juntar água quente e sal a gosto e tapar até ficar cozinhado. Sem mexer: arroz branco mexido é arroz estragado!

Voltamos então à nossa feijoada que, nesta fase, já deve cheirar maravilhosamente! E agora só falta mesmo adicionar o ingrediente principal: o feijão! Acrescentem os dois frascos de feijão vermelho (escorrido) ao preparado, verifiquem se há necessidade de pôr mais um pouquinho de água (o ideal é que não, porque nesta altura a feijoada já deve estar a ficar com uma consistência cremosa que não vamos querer perder) e deixem cozinhar até quando puderem provar cada um dos ingredientes e os sentirem "bons de dente": a couve, a cenoura, a soja e o feijão.

E já está: tudo para a mesa, com um vinho tinto a acompanhar, para o merecido descanso "dos guerreiros"!

#GoRitaGo
#veggiefood
#blog

Comentários

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.