Avançar para o conteúdo principal

Praticar a gratidão!


Todos ouvimos falar das recentes tendências relacionadas com a inteligência emocional, o mindfullness, o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. 

Existem já um sem numero de técnicas e livros editados sobre o tema e todas as pessoas que se sentem curiosas e se atrevem a descobrir estas ferramentas concluem facilmente sobre enorme utilidade das mesmas.

Mas num mundo a 1000 à hora, em que a cada minuto que passa somos bombardeados com informação nova, com imagens, com pedidos, e tudo a distancia de um click (ou menos) é muito difícil adoptar rotinas ditas "mais saudáveis" e que nos permitam reequilibrar o corpo e a mente.
Um exercício fácil é praticar a gratidão -  há várias maneiras de o fazer e cada um descobrirá a sua: pode ser feito apenas mentalmente, pode ser feito com um registo escrito, pode ser feito com objectos guardados num frasco - não importa a forma, mas sim o conteúdo!  Querem arriscar?

Basicamente consiste em, todos os dias (e tem de ser mesmo todos os dias! mesmo naqueles em que o nosso chefe nos tirou do sério, ou que chegamos a casa e "alguém" se esqueceu de pôr a máquina a lavar quando tínhamos pedido, ou quando compramos aquele chocolate do pecado semanal e deixamos cair antes de começar a comer!) enumerar 3 coisas pelas quais estamos gratos. O leque é tão extenso que quando começarem o exercício nem vão acreditar: na verdade, somos todos uns "lucky bastards".
Façam-no durante o duche, enquanto cantam! Ou criem o "livro do obrigado", como ouvi já alguém dizer...

No fim, quando se tornar um vicio bom, vão ver que a vida acaba por ficar com uma leveza desconhecida. 

Afinal, temos tanto e tão poucas vezes damos o devido valor aquilo que temos.

Contem-me depois como correu :)


Comentários

  1. Já o faço todos os dias, tenho uma pequena pedra na mesinha de cabeceira (um cristal), pego nele e agradeço mentalmente.
    É incrível como há sempre mt a agradecer ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Descobre mais!

InterGoView { Take 11} - Sobre a volta ao Mundo com partida em Guimarães

Quem me lê com alguma regularidade já percebeu que eu acredito nas coisas boas da vida e de como, com empenho e determinação, podemos realizar a maior parte das nossas vontades (ou sonhos, como lhes prefiram chamar). Exemplo disso é a história do Neto e da Lili! Apetece-vos uma historia da volta ao Mundo dos tempos modernos: pois aqui está ela! Porque como disseram eles mesmos: " É sempre um prazer falar de viagens, em particular da nossa.  Era um sonho fazer uma viagem deste género, a nós também nos parecia um sonho difícil de realizar até termos dado os primeiros passos para o concretizar. Só temos esta vida, logo não dá para deixar para depois."

Secret Places! As maravilhas escondidas do Porto: hoje revelamos o Buuh! e etc

O Porto está a fervilhar de sítios novos e giros e cheiinho de turistas.  E por isso mesmo também, às vezes, sabe mesmo bem descobrir um cantinho ainda sossegado, onde se possa beber um café ou um copo de vinho, ler uma revista ou ficar apenas na (boa) conversa de amigos. Hoje vou mostrar-vos o Buuh! e etc, que fica mesmo aqui ao lado e que se tornou um dos meus locais preferidos.

Porto Secret Places & Um duplo piso com sabor à Bretanha

Cada vez me convenço mais que mesmo que a "movida" da Invicta me deslumbre, o que me encanta verdadeiramente ainda são aqueles espaços onde se juntam três factores "de luxo": boa comida, boa bebida e q.b. de sossego. Talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada com o  Le Gwenn Ha Du : os crepes são maravilhosos, a cidra é do mais original que se pode querer e consegue-se aquela raridade que é ter uma refeição acompanhada de uma boa conversa - sem multidões, sem salas com mais de 40 pessoas, num ambiente acolhedor e típico.